Mogi- Os integrantes da Comissão Municipal do Emprego tomaram posse na quarta-feira passada, em um evento realizado no auditório do prédio da Prefeitura. O grupo é formado por 33 pessoas, entre representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores - titulares e suplentes.
A Comissão Municipal do Emprego tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes. Entre os temas que serão tratados durante as reuniões estão as necessidades atuais dos setores econômicos na cidade, a capacitação dos empregados com base no atual cenário brasileiro, ações para ampliar o acesso da população a vagas de trabalho.
A posse contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, e de representantes da comissão. Criada pelo decreto 207, de 10 de julho de 1997, o órgão estava sem atuação desde 2016. A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 18 de novembro.
"A participação da sociedade na elaboração das políticas públicas é um dos principais pilares desta gestão. A geração de vagas qualificadas de emprego é uma questão fundamental para a população e a retomada da Comissão Municipal do Emprego, com a participação de representantes dos empregados e dos empregadores, será fundamental neste processo de desenvolvimento sustentável para Mogi das Cruzes, com melhoria da qualidade de vida dos moradores", destacou Bastianelli.
A retomada da Comissão Municipal do Emprego faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo para estimular a empregabilidade da população. Neste ano, foi criado o programa Mogi Conecta, que reúne os diversos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa atende os moradores que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho ou de novas oportunidades de carreira.
As ações vêm apresentando resultados positivos. Entre janeiro e agosto, Mogi das Cruzes criou 3.160 vagas de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. A comparação com o mesmo período do ano passado mostra a evolução do cenário do emprego no município. Nos primeiros oito meses de 2020, sob o efeito da pandemia, o município registrou índice negativo de 3.147 empregos.