A maioria dos ônibus em Suzano já voltaram a circular pelas ruas da cidade. As informações da Prefeitura apontam que o total de 85% da frota de ônibus (transporte regular) e vans (transporte complementar) já está em funcionamento diariamente.
No entanto, o volume registrado de usuários está em pouco mais de 50% na comparação com o período anterior à pandemia de coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Transporte atribuiu esta demanda menor a dois fatores: suspensão das aulas, em todos os níveis, e pessoas optando por meios alternativos para evitar o transporte público.
Com uma porcentagem próxima a de Suzano, o município de Ferraz de Vasconcelos está operando com 75% da frota total de ônibus municipais. "Existem 50 ônibus para atender o município e apenas 37 estão atuando atualmente. Diariamente, é atendida uma média de 9,5 mil ferrazenses pelas linhas de ônibus do município", explicou a Prefeitura. Apesar de questionadas, as Prefeituras de Poá e Itaquaquecetuba não informaram os percentuais de utilização das frotas de ônibus.
Há quase dois meses o Alto Tietê avançou para a fase amarela do Plano São Paulo. A mudança permitiu a reabertura, com restrições, de bares, restaurantes e similares para consumo local, salões de beleza e academias. Além disso, a flexibilização do comércio se tornou superior ao que já estava em funcionamento na fase laranja, o que deve aumentar, de forma gradual, a utilização deste meio de transporte na região.