Professores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Sistemas de Informação do Centro Universitário Braz Cubas, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, organizaram dicas práticas para garantir a segurança na hora das compras on-line, já que o interesse dos consumidores em fazer compras deverá permanecer mesmo com a flexibilização e a reabertura das lojas físicas.
A primeira dica é ficar com o 'desconfiômetro' sempre ligado. "Antes de qualquer efetivação de compra on-line verifique sempre se o site escolhido é conhecido nas grandes mídias. Verifique se o site contém informações claras de produtos e serviços, além de telefone fixo e endereço físico para qualquer eventualidade. Isso é respeito para com o consumidor e traz segurança na hora de fechar negócio", avisa o professor Dejalcir Lourencetti.
É importante se certificar de que o site é de uma loja conhecida ou faz parte de uma rede. Quando a loja digital não é muito conhecida, a dica é procurar sites que forneçam a reputação com selos e avaliações de clientes. "É fundamental pesquisar a reputação da marca em sites como Reclame Aqui e Procon. Perguntar sobre a loja em redes sociais também é importante", conta o professor Marco Sales. Empresas com certificações ou associadas a órgãos como Banco Central trazem mais segurança.
Verifique ainda os selos de segurança no rodapé da página e se o domínio começa com HTTPS (HyperTextTransferProtocolSecure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, em português). Em sites de compras coletivas é necessário ler os termos de uso.