O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, informou que o maior desafio para a digitalização dos serviços é resolver o problema de falta de conexão com a internet nos bairros distantes e áreas rurais da região que compõe parte do Cinturão Verde de São Paulo, responsável pela maior produção de hortaliças no país.
A reportagem o questionou sobre a chance dessa falta de inclusão acabar se tornando um empecilho para a modernização. "O acesso à internet é um dos maiores desafios. A modernização precisa vir acompanhada dessa infraestrutura".
O presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Takeo Saito, revelou que os produtores, inicialmente ficaram preocupados com a reformulação. "Nós precisamos de modernização e precisamos fazer com que o produtor consiga usar todas as ferramentas da informática", ponderou.
O prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), disse que a prefeitura estará disponível como um canal aberto. "A preocupação dos produtores com as mudanças é muito justa e nós vamos construir esse diálogo por meio dessas reuniões", declarou.
Em 2018, os prefeitos do Alto Tietê assinaram o contrato de adesão do programa Internet Para Todos, do governo federal. Se o projeto tivesse sido levado adiante, esta falta de conectividade já teria sido superada.
*Texto supervisionado pelo editor.