A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano elaborou um levantamento sobre as principais ações realizadas ao longo deste ano, de janeiro a julho. Elas envolvem melhorias no trânsito da cidade e também conscientização entre pedestres e condutores.
Um desses trabalhos é referente à Operação Tapa-Buraco. No período delimitado pela pasta, 238 vias públicas de 73 bairros foram beneficiadas. O número representa 18 mil metros quadrados de área contemplada.
Em relação à sinalização viária, tanto horizontal como vertical, a secretaria informou que houve a execução de 421 ordens de serviço. Em sete meses foram implantadas 2.064 placas de trânsito e realizadas pinturas de solo em todas as regiões da cidade. Além disso, foi feita ainda a instalação de 612 placas toponímicas, que são aquelas que informam os nomes das vias públicas, em diversos bairros.
Uma das novidades da pasta foi implantar Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade (LERVs) em cinco pontos de três avenidas de Suzano: Major Pinheiro Fróes (Vila Maria de Maggi), Governador Mário Covas Junior - Marginal do Una (Vila Figueira/Vila Amorim) e Guilherme Garijo (Jardim Santa Inês). São faixas brancas paralelas pintadas no asfalto. O objetivo é proporcionar maior segurança viária mediante alertas sonoros. Conforme o condutor avança no trecho o intervalo entre as linhas diminui para indicar, por exemplo, obstáculo, travessia de pedestres ou curva mais à frente.
Também no período, a secretaria realizou 45 intervenções de Educação para o Trânsito, com o intuito de promover conscientização e prevenção de acidentes. Essas ações ocorreram em instituições de ensino e empresas privadas.
Com o advento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a pasta executou ações de fiscalização e orientação no Terminal Norte e em veículos do transporte público municipal a fim de conscientizar quanto à necessidade do distanciamento social, da higiene constante das mãos e do uso de máscaras em ônibus, vans e táxis.
Neste sentido, a secretaria ainda atuou em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Suzano. O objetivo foi auxiliar na disponibilização de mais de 1,5 mil máscaras aos usuários do transporte público.