Apesar da Associação Comercial de Suzano (ACE) ainda não ter divulgado nenhum balanço sobre as vendas, os lojistas ouvidos pela reportagem do Dat informaram estar satisfeitos com os resultados obtidos. Os comerciantes registraram, inclusive, aumento nas vendas, mesmo durante a pandemia do coronavírus.
Segundo eles, o aumento tem relação direta com a flexibilização imposta pelo governo do Estado. O Dia dos Pais foi a primeira data comemorativa celebrada com Mogi das Cruzes na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica, que permite o funcionamento dos estabelecimentos por até seis horas diárias e atendimento ao público com até 40% da capacidade de lotação dos estabelecimentos.
Já na véspera do feriado, o centro comercial de Suzano indicava que a data seria proveitosa para o comércio. Na ocasião, as ruas ficaram completamente lotadas e algumas lojas tiveram que organizar filas nas calçadas para controlar a entrada de clientes.
Nas lojas maiores, os atendentes que controlaram o acesso de consumidores fizeram toda diferença e colaboraram para o sucesso nas vendas. Para Flávio Mota, gerente de uma grande loja de calçados na rua General Francisco Glicério, a missão de evitar aglomerações, pôde ser resolvida com carisma e atenção.
“É preciso ter muita simpatia para convencer o cliente a esperar um pouco. Além disso, aferimos a temperatura na entrada e oferecemos álcool em gel para higienização”, informou Mota, concluindo que todo esse procedimento transmite a segurança necessária para o consumidor ficar à vontade e fazer as compras despreocupado.
Segundo o gerente, os procedimentos de segurança trouxeram resultados.“O movimento foi muito positivo, não estávamos esperando tanta gente assim e tivemos um ótimo resultado. As vendas cresceram 17% em comparação com o Dia dos Namorados.” comemorou.
Já as lojas pequenas, também localizadas na rua Glicério, não tiveram a necessidade de controlar a entrada dos clientes em busca de presentes para os pais, mas nem por isso tiveram resultados piores que as grandes redes.
Para Helena Maria Belanzuoli Salgado, gerente de outro estabelecimento de roupas masculinas, o resultado também foi positivo, considerando as baixas expectativas, devido à pandemia. “Fazendo uma comparação com o Dia dos Namorados, em que os clientes ainda estavam temerosos em sair de casa, o aumento das vendas nesse Dia dos Pais foi em torno de 30 à 40%”, contou.
Sarajane Araújo, gerente de uma loja de calçados e roupas, concorda com seus concorrentes e afirma que foi a data comemorativa do ano mais lucrativa. Agora, a expectativa é para as vendas de Natal. “Acredito que até lá a situação se normalize e, com as medidas de flexibilização, o movimento seja ainda maior do que o registrado nesse Dia dos Pais. Vamos torcer e pensar positivo”, finalizou.