Para prestar os auxílios necessários no Plano Verão, a Prefeitura de Suzano estima que, aproximadamente, cem pessoas atuem na programação deste ano. A Defesa Civil do município realiza as atividades deste Plano desde 2017 com a participação de voluntários de todas as secretarias municipais, além de integrantes da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, para atender os chamados de enchentes ou alagamentos durante as chuvas de verão.
Todos os voluntários recebem orientações e são cadastrados para acionamento rápido em caso de necessidade. As as turmas são formadas no segundo semestre de cada ano. "O Plano Verão é iniciado anualmente no dia 1º de dezembro e vai até o final de março, sendo que todos os agentes da Defesa Civil recebem constante treinamento ao longo do ano para atender à comunidade em qualquer eventualidade", explicou o Executivo.
Somados às turmas formadas dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), entre moradores dos bairros com áreas de risco e os agentes da Defesa Civil, são disponibilizados aproximadamente cem pessoas para prestar os auxílios necessários. O órgão promove o monitoramento de 44 áreas de risco nas regiões do Centro, Raffo, no distrito do Boa Vista e de Palmeiras.
A Defesa Civil suzanense efetuou, em 2019, um total de 557 atendimentos de alagamento. Já a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos, realizou 417 atendimentos ao longo do ano anterior. A composição da equipe ferrazense, que deverá contar com aproximadamente 40 pessoas neste ano, está sendo finalizada.
Em relação ao treinamento, todos que irão atuar na Operação 2020/2021 já atuaram em outros anos nesta ação, sendo necessário apenas as adequações frente a pandemia da Covid-19. Para isto, o órgão deverá usar de vídeo aulas para o complemento das orientações sobre a Operação que ocorre anualmente em novembro.
As áreas de risco na cidade continuam sendo Jardim Pérola, Jardim São Lázaro, Jardim Angelina, Parque São Francisco, Vila Jamil, Vila Cristina, Jardim São Fernando, Jardim Europa, Vila São José, Vista Verde, José Ferreira e Jardim Nossa Senhora do Caminho. Em Mogi das Cruzes, as primeiras discussões para o treinamento das equipes devem ter início após a primeira quinzena de setembro. Na Operação Verão mogiana, cerca de 80 funcionários deverão compor a equipe.