Todos os anos, durante o mês de agosto, as unidades de saúde de Mogi das Cruzes promovem ações de incentivo ao aleitamento materno. Neste ano, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19) e da necessidade de distanciamento social, a Secretaria Municipal de Saúde faz a divulgação online do tema "Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável" e da importância do ato.
O leite materno é o alimento padrão ouro porque apresenta em sua constituição todos os nutrientes e elementos necessários ao desenvolvimento saudável das crianças. Contribui para a sustentabilidade: não tem custo para as famílias, não utiliza mamadeira, combustível e nem recipientes plásticos.
"Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água", reforçou a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. Após os seis meses de idade, é iniciada uma alimentação complementar indicada pelo pediatria, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. É fácil de ser digerido, provocando menos cólicas nos bebês, e colabora para a formação do sistema imunológico da criança, prevenindo alergias, obesidade e intolerância ao glúten. Também protege o intestino delicado dos recém-nascidos.
Mogi das Cruzes conta com o Banco de Leite Humano, que incentiva e presta orientações práticas para as mães amamentarem seus bebês. Além disso, a equipe faz a coleta de leite doado para alimentar crianças prematuras na Santa Casa. O banco de leite está localizado na rua Manoel de Oliveira, 30, no bairro do Mogilar (prédio do Pró-Mulher) e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-7343