A Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes deverá utilizar para os próximos planejamentos o estudo conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente como parte do Programa Transporte, Logística e Meio Ambiente do Projeto Transporte Sustentável de São Paulo (PTLMA), divulgado ontem com exclusividade pelo Grupo Mogi News.
O relatório aponta que o município possui 31.193 imóveis instalados em 374 locais de riscos de inundação ou deslizamento de terra, sendo 8.555 construções localizadas em 63 locais com possibilidade de movimentação de terra, como é o caso de 41 propriedades da rua Cumbica, no Jardim Aeroporto III, já para os casos de inundações, há 22.638 propriedades distribuídas e 311 lugares com possibilidade de alagamento, um destes imóveis está localizado na rua José Paniagua Sanches, no distrito de Sabaúna, que tem risco moderado par enchente. Ontem, o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explicou que o relatório foi produzido após solicitação das prefeituras.
"O estudo do iniciou em 2018 por pressão das prefeituras, mas ainda no começo, os levantamentos eram feitos somente após enchentes ou deslizamentos. Nós sempre solicitamos que eles fossem feitos para a prevenção dessas ocorrências", explicou. Por este motivo, a secretaria considerou a entrega do relatório importante.
Com os números em mãos, será possível efetuar planejamentos cada vez mais eficientes, conforme pontuou o secretário. Outra Pasta que também se manifestou sobre o estudo foi a de Segurança. De acordo com as informações, o Executivo também possui seus levantamentos e precauções para casos de enchentes ou deslizamentos. Teixeira esteve presente na live de lançamento do estudo, na sexta-feira passada, representando Mogi.
"Temos registradas 143 famílias que moram em áreas propícias a deslizamentos e outras 598 em áreas com risco de enchentes e inundações. Todas essas famílias são supervisionadas constantemente", disse o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales. (T.M.)