O governo do Estado promove hoje mais uma reanálise do Plano São Paulo de Retomada Gradativa e, para os municípios do Alto Tietê, fica a expectativa de avançar a fase verde do programa. Entretanto, prefeitos e técnicos em Saúde estão sendo cautelosos para este avanço, devido à manutenção dos índices da pandemia, sem a esperada queda em casos e mortes.
Ainda é incerto, devido a instabilidade dos números relacionados à pandemia da Covid-19, se o Alto Tietê avançará à fase verde ou se manter na fase amarela, como está desde 13 de julho. Caso avance, as principais alterações serão a ampliação do número de clientes (de 40% para 60%) que os estabelecimentos poderão receber e a possibilidade de atuação dos setores sem restrição de horário.
Alguns setores contemplados inicialmente na fase verde foram antecipados à fase amarela, como as academias, clube de esportes e os espaços culturais e de eventos. Na última quarta-feira, o governo do Estado de São Paulo anunciou a liberação para bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos de alimentação funcionarem no período noturno, uma das mais recentes solicitações das prefeituras que já estão na fase amarela do Plano São Paulo. A medida passou a valer ontem (leia mais na página 4).
Podem estender o funcionamento de bares, restaurantes e padarias até as 22 horas as regiões que estiverem há pelo menos 14 dias na fase amarela do Plano São Paulo. O Alto Tietê está desde 13 de julho nesta fase, o que possibilita a implantação da medida na cidade. Desde o avanço para a fase amarela, o setor estava liberado a atuar até as 17 horas, desde que não ultrapasse as 6 horas diárias de funcionamento. (F.A.)