Mais de 30% das mortes por coronavírus em Mogi das Cruzes foram de pessoas entre 70 e 79 anos de idade, de acordo com o levantamento feito com base nos dados divulgados ontem pela Prefeitura. Na data, somavam-se 278 óbitos pela doença viral, sendo que 84 delas eram de mogianos desta faixa etária. A maior parte dos falecimentos é da classe masculina, responsável por 47 deles.
Ao todo, as mortes de mogianos de 70 a 79 anos correspondem a 30,2% do total de óbitos no município. O segundo maior índice de mortes por faixa etária é da população que tem entre 60 e 69 anos. Os dados revelaram que 67 mogianos que não resistiram às complicações da doença se enquadravam nesta faixa etária - 40 dessas vítimas eram homens.
Ainda de acordo com a Prefeitura, até ontem existiam 3.392 munícipes curados do coronavírus e um total de 5.550 pessoas que receberam a confirmação da doença desde o início da pandemia. Deste total, 1.880 pessoas estão atualmente com o vírus ativo no corpo. As pessoas com idades entre 50 e 59 anos que faleceram em decorrência da doença somaram 41 mortes até ontem, também com a predominância de homens.
Um pouco abaixo estão as mortes por mogianos de 80 a 89 anos, que somaram o total de 38 óbitos. Assim como os demais, a maioria das mortes é de homens, que corresponde a 21 delas. Os registros de óbitos mostraram ainda que 24 munícipes com idades de 40 a 49 anos faleceram em decorrência da doença.
Já os falecimentos de pessoas entre 30 e 39 anos são os menores da classificação por idade, sendo que dez pessoas deste grupo não resistiram à doença. Nove tinham entre 90 e 99 anos e outras cinco entre 20 e 29 anos.
Ocupação de leitos
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes portadores do coronavírus em Mogi é de 50%. Já nos leitos de Enfermaria, a ocupação está em 31,2%.
Em Suzano, o índice de ocupação dos leitos era de 17,8% até a última terça-feira. O município não disponibilizou as porcentagens separadamente por classificação de internação. Por fim, em Ferraz, 35% dos leitos de semi UTI e outros 30% da UTI estão ocupados. As demais cidades não se posicionaram com informações até o fechamento desta edição.