Mais de 166 mil moradores de Mogi das Cruzes já foram vacinados contra a gripe até a última atualização promovida pela Prefeitura, no final da última semana, a pedido da reportagem. A campanha de imunização, que teve início em 23 de março, deve encerrar no próximo dia 31, conforme explicou a Prefeitura. Ao todo, 166.726 mogianos garantiram a imunização contra a influenza que não protege contra o novo coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem a gripe na triagem da população vacinada.
A gripe é uma doença infecciosa, febril, aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As explicações são do Ministério da Saúde, que indicam que a síndrome pode levar à morte. Se somados os números de vacinações de Mogi, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, 404.111 pessoas já receberam a imunização.
Em Suzano, por exemplo, 107.015 pessoas já garantiram a proteção. De acordo com a administração municipal, recentemente, o governo do Estado de São Paulo enviou 5 mil doses da vacina, que já foram distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Já em Itaquá, 79.576 moradores tomaram a dose da vacina, desde o início da campanha, em março. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar, ao menos, 93.473 pessoas até o final da campanha. Em Ferraz, até a publicação desta edição, 51.094 moradores se protegeram contra a influenza indo até as UBSs para a vacinação. Como expectativa, a Prefeitura pretende imunizar 52.649 pessoas e, para isso, os estoques são suficientes pois ainda restam 8.680 doses da vacina contra a gripe.
A vacina da gripe é trivalente, ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. O Ministério da Saúde optou por vacinar a população com a vacina trivalente na rede pública, devido à prevalência do vírus da gripe H1N1, em 2009