O Dia D da vacinação contra o sarampo em Mogi das Cruzes resultou na aplicação de 901 doses contra o vírus, no sábado. Deste total, 861 mogianos tinham idades de 30 a 49 anos, público-alvo desta etapa da campanha. É importante lembrar que a vacina continua disponível de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30 em todos os postos de saúde. Além disso, a campanha contra o sarampo prossegue até o dia 31 deste mês.
As doses estiveram disponíveis das 8 às 17 horas em 16 unidades mogianas. Portanto, no Dia D, os moradores puderam obtê-las nos seguintes bairros: Alto Ipiranga, Jundiapeba, Jardim Universo, Quatinga, Jardim Aeroporto II, Jardim Aeroporto III, Taboão/Lambari, Jardim Layr, Jardim Margarida, Jardim Piatã, Jardim 9 de Julho, Jardim Novo Horizonte, Conjunto Toyama, Jardim Planalto, Chácara Guanabara e Cocuera.
O Dia D faz parte da estratégia nacional para a segunda etapa da Campanha Nacional de Sarampo, direcionada para o público de seis meses a 49 anos de idade. Para quem tem entre 30 e 49 anos, a campanha é indiscriminada, ou seja, todos devem tomar uma dose da vacina,. Em Suzano, 106 pessoas foram vacinadas no sábado.
Assim como outras cidades da região, Mogi voltou a registrar queda no número de contaminações pelo vírus neste ano. O boletim epidemiológico apontou que as confirmações de casos diminuíram em 93%. De janeiro a agosto de 2019, 166 mogianos foram diagnosticados com sarampo, quantidade que regrediu para dez, no mesmo período de
2020. (T.M.)