Mais de 18 mil mogianos já realizaram os testes que detectam a presença ou ausência de coronavírus (Covid-19) no organismo, desde o início da pandemia. Embora a Prefeitura de Mogi das Cruzes não tenha números separados por unidades de saúde públicas e privadas, foi revelado que 18.248 moradores já foram testados. Deste total, 3.599 resultados foram positivos, até a manhã de segunda-feira.
O Executivo afirmou ainda que somente de testes rápidos Mogi recebeu 15.880 unidades, das quais 10 mil foram distribuídas e 5 mil estão em estoque. "Há testes rápidos para Covid-19 em todos os Pronto Atendimentos (PAs) 24 horas, Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família", explicou a Secretaria Municipal de Saúde.
A Pasta complementou dizendo que os exames RT- PCR são realizados nos PAs, exceto no Pró-Criança. Para estes, diferente dos testes rápidos, as equipes médicas colhem materiais genéticos por meio de um swab, semelhante às hastes flexíveis, como cotonetes. Os resultados demoram dias para ser entregues, ao contrário dos testes rápidos.
Além disso, a secretaria anunciou que há a expectativa de que a cidade receba 17 mil testes para o coronavírus do governo do Estado de São Paulo. No entanto, ainda não há especificações sobre a demanda, como datas de entrega e pontos de distribuição.
Sintomáticos
Desde o início deste mês, qualquer pessoa sintomática pode realizar o teste da Covid-19 mediante à solicitação de um médico. Há exames disponíveis na rede básica, mas as indicações dependem do período inicial dos sintomas e outros critérios que somente o profissional pode analisar.
Os exames são indicados somente a partir do terceiro dia do início dos sintomas, visto que a realização precoce não detecta o vírus, podendo apresentar resultado falso negativo. Os principais sintomas são febre acompanhada de alguma outra queixa como tosse, dor de garganta, coriza, dificuldade respiratória, ausência de paladar ou ausência de olfato.