O primeiro dia de votação online sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino evidenciou que a maioria dos pais, responsáveis, comunidade e profissionais da área, ainda não se sente confortável em enviar filhos às escolas neste ano.
Na Consulta Pública, iniciada na última terça-feira, duas perguntas foram feitas à população, sendo que 89% (21,3 mil) dos 24 mil participantes da enquete (até 22 horas de ontem) responderam que não são favoráveis à retomada das aulas presenciais em Mogi das Cruzes ainda em 2020. A mesma porcentagem respondeu a segunda pergunta, afirmando que não enviariam seus filhos para a escola. Apenas 11% (2,6 mil) apoiam o retorno das aulas neste ano, bem como enviariam seus filhos às aulas presenciais.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu na última terça-feira a consulta pública para que a população possa opinar sobre o retorno das aulas presenciais. A retomada não tem data prevista e a preocupação da administração municipal é ouvir os pais e assegurar a saúde e segurança de crianças e profissionais.
A rede municipal de ensino é responsável pelo atendimento de 47.392 alunos em 209 escolas e também supervisiona as escolas particulares de educação infantil. Neste período de pandemia, os alunos da rede estão participando de videoaula,s por meio do projeto Para fazer em Casa, desenvolvido pelo Departamento Pedagógica da Secretaria de Educação.
Segundo a administração municipal, os professores estão dando o suporte para alunos de acordo com o estabelecido por cada escola, respeitando-se a realidade de cada comunidade escolar, podendo ser por meio de redes sociais, grupos de trabalho criados no whatasapp/telegram, e-mails, reuniões virtuais e encaminhamento de material impresso caso o aluno não possua acesso virtual.
Para responder à consulta, o acesso ocorre pelo portal da Secretaria Municipal de Educação, que é o portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br
Na Câmara
O tema foi levado à Câmara Municipal na tarde de ontem, onde os vereadores repercutiram os resultados do primeiro dia de consulta online. Para o parlamentar Iduigues Ferreira Martins (PT), o resultado parcial dá um recado claro sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais. "População de Mogi está sendo sábia", completou. Já o parlamentar Pedro Komura (PSDB) pediu que a Prefeitura considere tal resposta da população.