Um dispositivo que visa agilizar a comunicação entre as escolas municipais de Suzano e a rede de segurança da cidade, em casos de emergências, já está em funcionamento em 43 unidades de ensino das 73 que devem ser contempladas com o botão de pânico, como é popularmente conhecido, até o final de maio.
A informação foi passada à Imprensa ontem, no evento que marcou a inauguração da Central de Segurança Integrada (CSI), que reúne, entre outras funcionalidades, agentes que receberem as chamadas pelo sistema e deslocarão viaturas às escolas que estiverem necessitando de apoio, seja da Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal (GCM). A instalação do dispositivo também pode ocorrer em escolas estaduais.
O secretário de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, que agora também passa a comandar a pasta dentro do espaço da CSI, ressaltou que, com a implantação do dispositivo, se completa um ciclo de ações que estão sendo realizadas para a segurança nas unidade de ensino. "O dispositivo fecha o pacote que inclui os alarmes que já foram instalados e os agentes escolares que já estão trabalho nas escolas". A cidade já conta com 92 profissionais que receberam treinamentos específicos para agir em casos emergenciais nas instituições de ensino.
Já o responsável pela secretaria de Educação de Suzano, Leandro Bassini, destacou que as crianças que estudam na cidade ganham muito com o novo dispositivo e que o trabalho da pasta vai além da segurança. "Além das crianças, quem ganha também são os pais que podem ficar mais tranquilos. Quanto ao trabalho, estamos preparando as crianças para que respeitem os demais e que saibam viver em comunidade, isso por meio do auxilio da tecnologia, que oferece segurança e um currículo forte".
Além do anúncio dos dispositivos que estão sendo implantados na cidade e a inauguração da CSI, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) também entregou viaturas ao Departamento de Trânsito da cidade; à Patrulha Maria da Penha; outras ao Corpo de Bombeiros e três à GCM. Um desses novos equipamentos, que está a disposição da GCM, trata-se de um ônibus equipado com câmeras de alta resolução e com grande alcance, que deve ser posicionado em festas e locais de grande fluxo de pessoas, para identificação e prevenção de ocorrências.
*Texto supervisionado pelo editor.