Nenhuma das escolas de samba que participarão do Carnaval de Mogi das Cruzes se identifica mais diretamente com o tema e o samba-enredo escolhido do que a Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Acadêmicos da Fiel. Para este ano, a agremiação vai à avenida com o tema "Reconstrução, Recomeçar é Necessário, Reconstruir é Preciso", fazendo referência à situação da própria escola, que passou por momentos difíceis ao ser rebaixada no último Carnaval, em 2016.
As mais de 400 pessoas que desfilarão representam a reconstrução de todos os métodos utilizados na nossa sociedade, partindo da origem do mundo, o Big-Bang, passeando pelo Jardim do Eden, a Revolução Industrial, até a reconstrução da própria Acadêmicos da Fiel, que também teve que se remodelar.
De acordo com o presidente da agremiação Sidnei Antônio de Jesus, o Magal, a Acadêmicos da Fiel vai para a Avenida Cívica confiante em busca do tricampeonato. "Apesar de ouvirmos que o Carnaval não é igual ao de antigamente, acredito na força que o evento tem".
Para o carnaval deste ano, a escola, por ter sido rebaixada no último Carnaval, contou com metade da verba que as outras receberam, valor em torno de R$ 20 mil. (F.A.)