O Café com Mogi News chega na próxima terça-feira (26), a última de março, encerra o especial “Mês das Mulheres”, destacando profissionais que conquistaram seu espaço em profissões de maioria masculina. A última entrevista de março é com a motorista carreteira Éricka Bianca de Assis Nicolau, que em maio completará 34 anos. Há praticamente três anos em uma das maiores empresas logísticas do país, a JSL, primeiro no Centro Logístico Intermodal, em Itaquaquecetuba, e hoje, em uma unidade na cidade de Osasco (SP). 

Em sua trajetória, Éricka foi cobradora de ônibus em uma empresa de Mogi das Cruzes, depois se tornou motorista, e quando saiu foi instrutora de autoescola para ônibus e carretas. Sem a experiência prática das estradas, sua história mudou a partir do programa “Mulheres na Direção”, criado pela JSL, que ofereceu treinamento para mulheres como ela assumirem a direção de seus caminhos.  

“O projeto ajudou bastante e ainda está ajudando, e não é só esse projeto, como muitos outros projetos em outros Estados. Tivemos as mulheres carreteiras, para empilhadeiras e outros que estão por vir. Assim vai dando oportunidade para todas mulheres que acham que não vai conseguir, e consegue. Nada é impossível”, disse a motorista. O programa vai além das questões técnicas e também aperfeiçoa comportamentos e outras habilidades. 

Por quase dois anos, Ericka trabalhou no Intermodal em Itaquá. “Eu rodava todo o Estado de são Paulo, com carga e descarga de produtos e cada dia era um desafio novo, cada dia era um cliente diferente onde ninguém tinha ido. Entrava como desafio e dentro desse desafio saia um aprendizado”, explicou. 

Agora em Osasco, seu primeiro grande desafio foi uma viagem para Pernambuco no fim do ano passado. “Eu nunca tinha ido, fui com um parceiro de trabalho, e até falei para o meu chefe: ‘preciso ir com alguém que conhece porque eu nunca fui’. Por mais que eu tenha minha experiência, minha trajetória, eu não tenho vergonha de falar porque não adianta eu bater no peito e dizer: ‘eu sou a Éricka. motorista carreteira, eu sei tudo’, e eu não sei nada, como eu disse cada dia a gente tem um aprendizado”, destacou a motorista. 

 

Café

O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (26), no formato de vídeo e com destaques em texto. Acesse também os outros episódios especiais do Mês das Mulheres, com a pugilista campeã Graziele Jesus, a especialista em desenvolvimento humano organizacional Daniella Melo e a pintora Luciana Duarte da Silva, no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98