Apreciar boas leituras, semear diferentes interpretações, expandir o espírito interpretativo, ampliar o senso crítico e a visão de mundo. Estes foram os objetivos de um grupo de amigos, que, apaixonados pela literatura, decidiram se reunir para dividir as histórias vivenciadas pelas páginas dos livros que folheavam no seu dia a dia. Entre um debate e outro, os encontros informais tornaram-se cada vez mais frequentes, dando início ao grupo Café Literário, que, atualmente, reúne leitores dispostos a dividir suas experiências com o universo literário.
O coletivo foi criado há cinco anos, e, desde então, vem se expandindo, agregando pessoas de diferentes idades e áreas de atuação. Com a ampliação do público, o grupo conseguiu um espaço próprio, e o Centro Cultural passou a ser o ponto de encontro dos leitores. Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Kelen Chacon, a diversidade norteia a equipe e a cada ano o Café Literário vem contribuindo para a formação, idealização e união daqueles que têm os livros como companheiros.
Para a coordenadora, que também é educadora, a leitura amplia a capacidade interpretativa do mundo e enriquece o conhecimento cultural, social e intelectual, uma vez que, a cada livro, novos conhecimentos são adquiridos, e, por sua vez, experiências vivenciadas. "A literatura nos permite refletir sobre a nossa vida, dos outros, de outras sociedades e de outros tempos. Isso amplia a nossa bagagem cultural, necessária para a interpretação tanto de textos literários como informativos. Quem lê possui mais ferramentas para desvendar o mundo. Além de prazerosa e encantadora, a leitura abre portas", destaca.
Ampliar a bagagem cultural é um dos objetivos que vem sendo cumprido pelo Café Literário, que, ao reunir um público variado, inúmeros são os conhecimentos adquiridos a cada encontro. "Somos pessoas de trajetórias acadêmicas diferentes, por isso a leitura é peculiar, porque cada um traz as suas indicações. Isso amplia ainda mais o nosso repertório, e as discussões aumentam. Ao longo destes anos, tem sido uma rica experiência, e a nossa expectativa é que o Café Literário amplie o seu público e fortaleça o vínculo entre as pessoas", finaliza. (S.C.)