A Cia. Duo Encantado estará de volta à cidade para apresentar, pela primeira vez, no Circuito Cultural Paulista, o projeto "Brincadeiras no Varal". A atração ocorre no dia 19, sexta-feira, às 15 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A companhia regida por Rosita Flores e Giba Santana já é conhecida no município devido aos espetáculos anteriores, que foram apresentados por meio do projeto da Secretaria de Cultura "Pirimpimpim" - suspenso desde 2016.
"Brincadeiras no Varal" traz um repertório variado, com brincadeiras e cantigas que estão presentes na memória e no imaginário da infância. "O projeto tem o intuito de resgatar brincadeiras que hoje, por conta da tecnologia e falta de espaços específicos para isso, não são tão presentes nas vidas das crianças", disse Rosita, criadora da Cia. Duo Encantado e idealizadora da ação.
O evento, que dura cerca de 60 minutos, começa com uma pequena peça de teatro. Dois músicos, Giba Santana e Adriano Nunes, entram no espaço cantando "Lavadeira", enquanto uma lavadeira, interpretada por Rosita, vai retirando as brincadeiras de um grande balaio e estendendo no varal. É, então, lançado à plateia o convite para um momento de entretenimento coletivo, no qual uma pessoa do público, por vez, escolhe uma brincadeira do varal para todos participarem.
Como "Brincadeiras no Varal" procura interagir com a audiência, a escolha pelo Centro Cultural foi feita pela própria Rosita e o seu sócio, que também participa do espetáculo, o músico Giba Santana. "Nós iríamos nos apresentar no Teatro Vasques, mas, como esse projeto é diferente dos demais, a ideia era trazê-lo a um ambiente menor para que haja, de fato, essa aproximação com o público", explicou.
A companhia já conhece a receptividade mogiana, portanto, as expectativas para o evento são positivas. "Mogi sempre nos acolheu muito bem, tanto que já criamos um vínculo com o público, além de uma parceria saudável com os gestores culturais", finaliza Rosita.