O grupo musical Charanga AJPS, da Escola de Artes da Associação de Moradores do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Nova Suissa (AJPS), voltará a participar do Festival Estudantil de Música de Mogi das Cruzes (FEEM), que passa a se chamar Prêmio Jovem da Música Mogiana. As inscrições para a quarta edição foram abertas no início do mês e seguem até o dia 31 no site da Secretaria de Cultura (www.cultura.pmmc.com.br).
De acordo com a coordenadora de cultura da AJPS, Rita Bonfim, a expectativa é que pelo menos dez alunos se apresentem neste ano. "Na edição passada, apenas cinco dos 15 integrantes da banda tiveram a oportunidade de se apresentar, devido ao antigo critério de faixa etária (que não permitia jovens maiores de 20 anos). Nós esperamos que dez alunos representem o Charanga este ano, contando com o nosso membro mais novo, o Gustavo, de 8 anos, e o mais velho, Kelvin, de 21", contou.
A coordenadora explica que a formação do grupo muda por diferentes fatores, com o objetivo de oferecer a oportunidade artística aos novos estudantes. "Muitos alunos já passaram pelo Charanga, acredito que apenas quatro estão no grupo desde a sua criação. Como este é o único festival de música que participamos, tentamos sempre inserir novos rostos em sua formação e incentivar as crianças, que, muitas vezes, sonham em seguir carreira no ramo".
Rita também afirma que a premiação é extremamente importante, uma vez que o município não oferece tantas oportunidades do gênero. "Esse incentivo não é só bonito, ele também é renda. Quem é músico sabe que viver da arte hoje em dia no Brasil não é fácil. Logo, esses eventos que servem como estímulo para a carreira são valiosos, principalmente em uma cidade como Mogi, que sofre de uma carência musical. Com o Prêmio Jovem da Música Mogiana é possível mostrar a importância da cultura", avalia.
Outra novidade referente ao grupo é a gravação de seu primeiro EP, que está sendo realizada pelo Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam). "Todos os alunos estão animados com a gravação do EP, que conta com oito músicas inéditas compostas e escritas por eles próprios. O processo é muito significativo, já que é bem mais interessante gravar músicas autorais do que só reproduzir canções de outros artistas". Rita também informou que, após o encerramento da gravação, o grupo pretende se apresentar pelo Alto Tietê.