O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias - Seminário Biblioteca Viva - chega à sua 10ª edição com programação especial e participação de convidados internacionais. O evento, que reúne cerca de 700 bibliotecários, profissionais de bibliotecas, dirigentes de cultura e estudantes de todo o país, será nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, e visa debater práticas de biblioteca, livros, mediação e território de leitura.  Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), o Seminário é organizado pela SP Leituras, com apoio institucional do Goethe-Institut.
Entre os convidados estão o escritor André Vianco, que participa de bate-papo no dia 23, segunda-feira, e a cartunista Laerte Coutinho, que estará no Seminário no dia 25, quarta-feira. Romancista, roteirista e diretor de cinema e televisão, especializado em literatura de terror, sobrenatural e vampiresca, Vianco falará sobre seu trabalho e trajetória como escritor, além do lado denso e psicológico de suas obras. Já Laerte, cartunista, com trabalhos publicados em veículos como O Pasquim, O Bicho, e os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, irá discorrer sobre a sua carreira e a militância em torno das questões de gênero. 
Pela primeira vez, o seminário terá uma palestra virtual,  ministrada pela croata Mirela Roncevic no dia 24, terça-feira. Editora e idealizadora do projeto Free Reading Zone e da Biblioteca Virtual para a Croácia, Mirela falará sobre zonas livres de leitura. A mediação presencial será de Liliana Giusti Serra, doutoranda em Ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
No mesmo dia, a bibliotecária francesa Mélanie Archambaud irá relatar experiências e apresentar novas formas de mediação de leitura realizadas na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux, na França. O tema da palestra será aprofundado no curso de imersão, com a participação das especialistas Bianca Santana e Amanda Leal de Oliveira.
Leandro de Sagastizábal, presidente da Comissão Nacional de Bibliotecas Populares da Argentina vai falar sobre articulação do Estado e sociedade para promoção da leitura na Argentina. Sagastizábal participará também de uma mesa-redonda, no dia 25, com Isabel Santos Mayer, do LiteraSampa, rede que conta com 14 bibliotecas comunitárias e duas escolares. O debate pretende identificar pontos de convergência entre as diversas tipologias de bibliotecas para melhorar os serviços e conquistar mais leitores.
A educadora Tia Dag, da Casa do Zezinho, e o escritor Marcos Lopes, do Projeto Sonhar, vão ministrar a palestra "Novos Territórios da Leitura: Onde Estão?" na segunda-feira, 23, às 14h15. Ambos atuam na periferia de São Paulo e falarão sobre territórios em conflito, jovens, adolescentes e famílias vulneráveis.
Ainda no dia 23,às 15h30, a bibliotecária alemã Gabriele Ceseroglu, que atualmente dirige um projeto de incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia, irá palestrar sobre a biblioteca e os seus desafios como território cultural impactado por ondas migratórias.  Ceseroglu atuou durante anos com famílias estrangeiras que chegam à Alemanha vindas de territórios em conflito. Ela também conduzirá curso de imersão sobre interculturalidade e multilinguismo com a participação do educador José Queiroz, da Comunidade Cultural Quilombaque, e da bibliotecária Maria Elizabeth Pedrosa, da Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. A mediação será de bibliotecária Ana Teresa Sannazzaro, do Goethe-Institut.
 Além das palestras, o seminário contará também com intervenções artísticas da Cia. Ilustrada, do grupo Famiglia Fodacci e do Clã Estúdio e exposição de pôsteres. Bibliotecas públicas e comunitárias da capital, interior paulista e dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná participam apresentando seus cases ao longo da programação.
As inscrições para o evento são gratuitas e todas as palestras de convidados estrangeiros contarão com tradução simultânea. Para mais informações, acesse www.bibliotecaviva.org.br.