Pela primeira vez, a Banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes será uma das atrações musicais a participar da 11ª Edição da Virada Cultural Paulista. O grupo formado por alunos e ex-alunos da instituição se apresenta neste domingo às 17h30 no Centro Cultural, que fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro da cidade.
Ao todo, serão 30 minutos de apresentação, e o público encontrará no repertório uma mistura de ritmos, como pop, rock, rap e samba reggae. "Construímos, com base no som de bateria, guitarra e instrumentos de percussão, trechos de músicas de cantores conhecidos, como Michael Jackson, Banda Kiss, Queen e até clássicos do grupo baiano Olodum", detalhou o professor João Lúcio de Moraes, que, além de lecionar Música, é arteterapeuta da Apae de Mogi.
A atração musical contará com a participação especial de um vocalista convidado, que, ao lado dos 12 integrantes do grupo, estarão caracterizados no palco pelos personagens que representarão cada ritmo a ser apresentado. Para Moraes, que está à frente da equipe há mais de 10 anos, este é o resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve dança, teatro e música na vida dos alunos da Apae, estimulando, assim, o conhecimento pelas artes e o interesse individual de cada um deles. "A apresentação deste domingo na Virada Cultural contempla um trabalho de música instrumental realizado no ano passado, Envolve instrumentos de percussão em geral, como bateria, contrabaixo e guitarra, encadeados de acordo com a temática 'As levadas de bateria mais populares entre o grande público'", explica o professor.
O grupo celebra a sua participação no evento que reúne nomes consagrados da música nacional e espera atender às expectativas do público e disseminar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola mogiana. "Esta possibilidade nos mostra que o País está trabalhando na inserção e inclusão social artística dessas pessoas.Adoramos o convite. Este é um evento importante e queremos que os nossos alunos percebam a sua grandiosidade. Sempre ensaiamos com muita vontade e determinação para todos as oportunidades. Estão todos ansiosos para o show de hoje", finaliza Moraes. (Texto sob supervisão do editor)