Criado em janeiro de 2009, o grupo Carta na Manga é formado por compositores e intérpretes de Mogi das Cruzes. "A equipe nasceu como um quarteto e com o decorrer do tempo passou por alterações de integrantes. Atualmente, além de mim, fazem parte da composição a cantora Lívia Barros, o percussionista Helô Rossi, a pianista Juliana Rodrigues, os responsáveis pelas cordas e arranjador Evandro dos Reis, o violonista Alê Moura e o clarinetista Flavio Rubens", detalha o também percussionista Gustavo Castro Lima.
Entre as inspirações do grupo estão as manifestações culturais tradicionais brasileiras e a poesia que se dissemina no cotidiano. Além dos espetáculos musicais, a equipe realiza trabalhos na área da educação em música e dança popular, por meio de oficinas oferecidas à população. Na cidade, o Carta na Manga já participou de grandes eventos, como a Virada Cultura de Mogi, no ano passado.
De acordo com Lima, em 2013, o grupo finalizou as gravações de quatro canções no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, prêmio conquistado por meio da Segunda Convocatória LABMIS Estúdio de Som. "Lançamos essas faixas apenas pela internet", conclui o percussionista. (V.F.)