Já o coral do Cecan (Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer), foi fundado em 2003, tem em seu repertório canções que vão do erudito ao popular e regência de Alex Sandra Grossi, que também se apresenta como pianista na Cantata. O Coral Musicativa, por sua vez, tem Sergio Wernec como regente e existe desde 1993. O grupo ensaia semanalmente no Casarão do Carmo e já se apresentou em eventos como Encontro de Corais, Concertos de Primavera, Festival de Inverno Serra do Itapety e Virada Cultural Paulista.
O coral 1º de Setembro, que também estará presente na Cantada, é o mais antigo coral da cidade – ele foi formado em 1953, porém ficou com as atividades interrompidas entre 1964 e 2012. Ele é formado por coralistas dos mais diversos segmentos da comunidade mogiana, tem regência da maestrina Solange Urbano e contará com 33 coralistas.
O Coral Anjos da Paróquia Santa Cruz, por sua vez, estará presente com 21 coralistas e é um projeto nascido no ano de 2011, que tem Fernanda Assis na regência. Desde sua criação, que já foi algo pensado para o Natal, o coral se manteve unido e passou a se apresentar em missas e eventos, como a Festa do Divino Espírito Santo.
Foi o Divino Espírito Santo e a inauguração de um subimpério, aliás, que inspirou, em 2004, a criação do sétimo coral presente na Cantata de Natal, que é o coral da Apampesp – Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo. O grupo, que já acumula apresentações em escolas, eventos e igrejas, tem regência de Fernanda Assis e estará presente com 32 coralistas.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, por fim, que será a responsável por toda a execução instrumental do espetáculo, é o grupo mais maduro do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com direção artística e regência do maestro Lélis Gerson.