A rede municipal de Poá incentiva a articulação de grêmios em suas unidades, em especial, nas que contam com o Ensino Fundamental II. E é por meio desse apoio que mais uma unidade empossou em agosto a sua agremiação. Desta vez, quem aceitou o desafio foi a Emeb João Pedro de Almeida. Formado por 13 alunos dispostos a ajudar nas atividades da escola a fim de conseguir atender aos interesses dos alunos para que todas as necessidades possam ser supridas na medida do possível, tanto as que se relacionam a aspectos físicos quanto aos que remetem à postura dos estudantes, o Grêmio Partido Gremista João Pedro de Almeida se comprometeu a ser o porta-voz dos educandos dos ensinos Fundamental I e II.
Segundo a diretora, Ana Paula Tavares da Silva Torres, este é o primeiro grêmio da unidade, e, por conta disso, houve uma preparação para a implantação. "Tudo foi feito em sintonia com o grupo escolar e com a orientação da Secretaria Municipal de Educação. Na primeira etapa, houve a concientização sobre a importância do grêmio, por ser o primeiro, os professores explicaram em suas aulas a representação dessa formação. Na segunda etapa, houve a criação do estatuto e das chapas. Cada grupo fez a sua divulgação, e nós os orientamos na formatação de seus projetos, para que fossem coerentes e de possível realização.Tudo isso foi desenvolvido no primeiro semestre. E, com os vencedores, realizamos a cerimônia de posse", explica.
Desde já, o grupo entra para a história. E, embora empossado recentemente, as ações já começaram, e alguns resultados vêm sendo vistos. "O grupo tem feito sucesso, e entre os projetos está o de melhorar o intervalo, lutar por uma quadra, pois aqui dividimos as aulas esportivas com o lugar das refeições; promover um interclasse e algumas festas. As propostas são discutidas com a gestão e orientadas pelos professores, para ajudar quanto ao melhor caminho a seguir. Entre os resultados observados, está a melhora do comportamento nos intervalos, a correria e as brigas entre os alunos diminuíram", completa.
Incentivo é importante
Para a secretária de Educação de Poá, Sônia Regina Fernandes Afonso, é importante o incentivo à formação de grêmios por conta da sua representação dentro da escola. "Este é um meio de particicipação dos alunos na vida escolar, fortalece o respeito a direitos e deveres. O objetivo é aumentar a atuação dos alunos nas atividades da escola. Eles ajudam a organizar os projetos, atuam junto aos gestores, aos pais, aos professores na construção de regras na escola. Dentro da legislação, esta é uma forma de eles lutarem pelos seus direitos, exercendo a cidadania numa ecola democrática, que dá voz não só aos alunos como em toda a comunidade", destaca.