O Sesi Mogi das Cruzes será uma das 15 unidades da instituição a sediar a II Mostra Sesi-SP de Música Erudita, com apresentações gratuitas que acontecem a partir de hoje e até sábado, sempre às 19h30. O público da região vai conferir a beleza da música erudita nas atrações da série "História da Música", representada por nomes como Capela Ultramarina, Quinteto Bachiana Sesi-SP & Giovanna Maira e Harmônica Brasilis. O Sesi Mogi fica na rua Valmet, 171, Brás Cubas. A entrada é gratuita, com reservas antecipadas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início de cada espetáculo. Informações pelos telefones 4723-6925 e 4723-6900. 
A mostra é mais uma proposta do Sesi-SP para promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o Estado, a mostra contará com 45 apresentações de 18 grupos referência na área.  Dividido em quatro séries temáticas, "A Música pelo Mundo", "Compositores Nacionais", "Crossover" e "História da Música", o evento conta com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras. Uma oportunidade de aproximar o público do trabalho artístico.
A unidade mogiana do Sesi receberá grupos da série "História da Música", na qual os repertórios traçam uma linha do tempo percorrendo os clássicos da pré-história, chegando ao modernismo, oferecendo um panorama geral da música erudita e seus paralelos com a história da arte e da cultura ocidental. Nesta quinta-feira, quem se apresenta é o Quinteto Bachiana Sesi-SP & Giovanna Maira, e, na sexta-feira, será a vez da Capela Ultramarina. A Harmônica Brasilis encerrará a programação no sábado.
Abertura 
O Quinteto Bachiana Sesi-SP, que abre a programação em Mogi, é formado por musicistas oriundos da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a direção artística do renomado maestro João Carlos Martins. Neste concerto, o grupo se une à jovem cantora lírica e compositora Giovanna Maira para compor um espetáculo único de qualidade técnica e artística. Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), deficiente visual desde o primeiro ano de vida, a artista sempre teve o gosto musical presente em sua vida. Iniciou aos três anos de idade os estudos de piano. Aos 12, ingressou no Conservatório Musical Villa Lobos, onde se formou em canto popular. Em 2004, ingressa na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), pela qual obteve seu diploma em música especializada em canto e arte lírica.
A apresentação ao lado do Quinteto Bachiana Sesi-SP mostrará seu estilo musical, o crossover, que mescla a erudição e precisão do clássico com a alegria e leveza do popular.