Compartilhe
Neste sábado, acontece a primeira edição do evento "Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis". Organizada pelo grupo Amigos da Usina, a ação acontece das 7 às 16h30 e oferecerá, além da palestra "Em busca do bicudinho-do-brejo-paulista" com a ornitóloga Glaucia Del-Rio, da Louisiana State University, orientações aos iniciantes da prática de "birdwatching" (observação de aves), sorteio de brindes e saídas guiadas para registro fotográfico e observação de aves nas trilhas do Museu da Energia.
As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos, com exceção do rapel na Cachoeira dos Freires, que será ofertado a preço promocional (R$ 30). O museu fica na Estrada dos Freires, km 6, Freires, Salesópolis. Mais informações pelos telefones 97091-1665 e 97548-4759 ou pelo e-mail [email protected].
Composto por um parque de 150 hectares de Mata Atlântica onde está instalada, na maior queda d'água do rio Tietê - a Cachoeira dos Freires -, a centenária Usina de Salesópolis, o Museu da Energia tem se consolidado como um importante ponto de encontro dos amantes de "birdwatching". Desde 2012, mais de 280 espécies de aves já foram observadas, fotografadas e catalogadas no local, incluindo o recém-descoberto e já ameaçado de extinção bicudinho-do-brejo-paulista, pássaro endêmico do Estado de São Paulo.
A "1ª Passarinhada" objetiva chamar a atenção da sociedade civil, e de possíveis entidades e empresas patrocinadoras, para o risco de fechamento do Museu da Energia. Importante polo ambiental e socioeducativo da região do Alto Tietê, localizado próximo da nascente do rio, o espaço é mantido pela Fundação Energia e Saneamento, que passa por sérias dificuldades financeiras. No momento, a instituição, que busca articular e mobilizar novas parcerias e patrocínios, cogita um plano de reestruturação que inclui a suspensão das atividades das unidades de sua rede, sem prazo definido.
"Além de receber milhares de estudantes anualmente, que aprendem sobre como é gerada a energia hidrelétrica, cumprindo um importante papel na formação de consciência ambiental das crianças, o Museu da Energia tem apresentado esse novo potencial. O possível fechamento do museu será uma grande perda não só para o turismo tradicional da região, mas para um novo público que busca áreas protegidas para a prática do birdwatching", explica Elvis Japão, fotógrafo membro do grupo de observadores Amigos da Usina.
Integrante de uma instituição privada sem fins lucrativos, o Museu da Energia depende, para a manutenção de suas atividades, de doações e patrocínios - por meio de contribuição incentivada a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal (Rouanet e ProAC) -, tanto de empresas e entidades mantenedoras e patrocinadoras como de pessoas físicas, que podem participar do programa de benefícios Amigos do Museu, com a possibilidade de abatimento do imposto de renda.
Orientações
A recepção será realizada no estacionamento do museu. O visitante receberá uma senha para o sorteio de brindes. O café da manhã será comunitário, sendo cada um responsável por trazer seu alimento. No almoço, serão vendidos refeições e lanches. As saídas para as trilhas só poderão ser realizadas com o acompanhamento dos guias.
Cidades
Serviços essenciais são mantidos no feriado de Corpus Christi na região
Cidades
Alças do Rodoanel em Suzano vão reduzir em até 45 minutos o tempo de viagem
Cidades
Festa do Divino de Mogi doa uma tonelada de alimentos para cinco entidades assistenciais
Polícia
Mestre de artes marciais é morto a tiros Santa Isabel