A Caravana da Leitura percorre cidades brasileiras, desde 2004, oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2. O projeto, realizado pelo grupo Projetos de Leitura, aprovado pelo Ministério da Cultura, acontecerá em Mogi das Cruzes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A atividade integra a programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016. 
A Caravana da Leitura, que nesta edição passará pela Praça da Independência, em Ferraz de Vasconcelos, nesta quinta-feira, das 9h30 às 17 horas, visitará o município de Mogi das Cruzes pela primeira vez, montando sua tenda na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural de Mogi, nesta sexta-feira, no mesmo horário. Estarão disponíveis livros que apresentam histórias do cotidiano em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões.
Além de a população poder adquirir as obras pelo valor de R$ 2, poderão retirar, gratuitamente, um kit com nove livros, professores de escolas públicas, para a biblioteca de sua escola, responsáveis por grupos de terceira idade, ONGs e hospitais. O responsável pela retirada deverá preencher um formulário de identificação pessoal e da instituição que utilizará os livros. Será disponibilizado um kit por entidade. Contadores de histórias, desde que comprovada a sua atividade, também poderão retirar um kit com livros infantis.
Aos amantes da literatura, a atividade oferece uma ótima oportunidade para rechear a estante e saciar o desejo de boa cultura. "Buscamos quebrar o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. Temos leitores sim, o que falta é oportunidade e acessibilidade aos livros para que as pessoas descubram o prazer da leitura", destaca Laé de Souza, idealizador do projeto.
Projeto
Para a realização das atividades, uma tenda é montada em praça pública com a exposição de muitos livros. Como em uma feira livre, as pessoas podem circular, pegar os livros, ler, comprar e obter orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia os leitores na escolha das obras. A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas se sintam parte integrante desse grande movimento em prol da leitura.
Estarão disponíveis, durante o evento, os livros "Quinho", "Radar, o Cãozinho", "Bia e a sua Gatinha Pammy" (português/inglês), "Quinho e o seu Cãozinho -
Um Cãozinho Especial", "Quinho e o seu Cãozinho - Novos Amigos", "Quinho e o seu Cãozinho - Férias na Fazenda", "Quinho e o seu Cãozinho - Acampamento Escoteiro", "Nick e o Passarinho Falante", "Quem Sou Eu", "Minha História", "Sofia - Ser Solidário é Dez", "Cadernos de Atividades", "Acontece", "Acredite se Quiser!", "Nos Bastidores do Cotidiano", "Espiando o Mundo pela Fechadura", "Coisas de Homem & Coisas de Mulher", e títulos em braile.
Grupo  
O Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998, e reúne vários projetos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura. O escritor Laé de Souza, idealizador da iniciativa, é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, e autor de vários livros e de projetos de incentivo à leitura. Saiba mais sobre a iniciativa no site www.projetosdeleitura.com.br, ou pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone 2743-9491.