A região do Alto Tietê será contemplada com apresentações circenses. O circo tradicional, que viaja de uma ponta a outra do País, será lembrado hoje, às 16 horas, na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no centro de Mogi das Cruzes. Já no sábado, a peça "Água" será apresentada em Guararema.
A Cia. Mimicalado traz para Mogi o espetáculo "Circus.Br", que reúne números de habilidades e humorísticos. A apresentação faz parte do calendário do Circuito Cultural Paulista.
Pela primeira vez em Mogi, a trupe de São Miguel Paulista está na torcida para que o clima ajude. "Nós já nos apresentamos na região, mas em Mogi é a primeira vez. Acredito que vai ser maravilhoso. Mogi é uma cidade grande, com muito movimento, então tem muita gente na rua", diz o ator Leandro Calado, um dos fundadores da companhia.
"Esse espetáculo contém muito humor, é feito para o povo. Quem vê de longe fica curioso para assistir. Temos números cômicos para crianças de zero a cem anos, números de habilidades, com o Bruno Edson equilibrando 12 pratos. Nós estamos indo para a cidade fazer o melhor show", convida.
Em homenagem ao circo tradicional, origem do grupo, a apresentação leva o nome "Circus", na grafia internacional, para se referir aos artistas brasileiros que levam o nome do País pelo mundo. Sete pessoas estão envolvidas na produção.
O grupo participa pela quarta vez do Circuito Cultural levando a linguagem universal do circo. "É essa a nossa origem, o que a gente ama fazer. A trupe começou em um circo tradicional, em 2002, quando eu e minha esposa nos conhecemos. Na maioria dos nossos espetáculos fazemos referência ao circo de lona, por termos vivido essa experiência", explica.
Segundo Leandro, o circo é moderno desde que nasceu, viajando com picadeiro e arquibancada. "O que mais encanta no picadeiro, é o que está fora: o público. É para eles que fazemos o que fazemos", finaliza.
Guararema
Neste sábado, às 15h30, Guararema vai receber uma trupe de palhaços que vai falar sobre a economia de um líquido valioso, incolor, inodoro e insípido: a água. A apresentação acontece na Estação Luís Carlos, que fica na Estrada Municipal Sabaúna-Luís Carlos, 160.
A trupe A Outra Companhia mistura pantomima, uma representação de gestos, expressões e movimentos, com o circo e o teatro para mostra as aventuras dos personagens em busca da água. O espetáculo existe há mais de quatro anos e passou por várias cidades. "Acreditamos que será uma apresentação muito bacana. Estamos muito ansiosos", diz Juliana Oliveira, representante da equipe.