A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará o I Simpósio de Dança - Possibilidades da Aprendizagem da Dança, no Teatro Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354, centro), nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 19 horas. O encontro terá apresentações de aprendizes de dança das Oficinas de Formação de Arte e Cultura, ministradas nos centros culturais de Suzano.
Os interessados devem retirar o ingresso na recepção do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, localizado na rua Benjamin Constant, 682, a partir de segunda-feira, das 8 às 17 horas. 
Segundo Suami Paulo de Azevedo, secretário de Cultura, a dança tem um longo percurso realizado no Brasil e no mundo. "Como temos em Suzano um dos mais importantes Centros de Formação de Arte e Cultura do Estado, temos de acrescentar mais que informações para nossa gente. E, além disto, passarmos formação, isto é, prepararmos, não apenas jovens artistas, mas também formamos público para nossas atividades artísticas e culturais", completa.
A equipe de palestrantes será composta por Márcia Belarmino, profissional e empresária de dança na cidade; Rafael Vicole, diretor artístico e regente titular da Orquestra Acadêmica de Suzano e da Sinfonietta Paulista, em São Paulo; e da Faculdade Piaget virão duas peritas, Michele Maia Pontes, docente das disciplinas de Motricidade Humana em Danças e Educação Motora II; e Denise Avelino da Silva, que atualmente é professora de Capoeira.
Os especialistas abordarão os temas "A História da Dança", "A Importância do Estudo da Música na Dança", "Possibilidades da Dança-Educativa", "Contribuições que a Educação Física Possibilita à Dança", e outros assuntos que poderão surgir no decorrer do bate-papo com o público.
Dança
O elenco de bailarinas das apresentações será formado por 63 alunas, com idades de 7 a 15 anos, vindas das Oficinas de Dança ministradas no Centro Culturais de Palmeiras, Colorado, Boa Vista e Francisco Carlos Moriconi. O grupo se distribuirá entre as cinco coreografias a serem apresentadas, sendo duas recentes reprises mostradas no final do ano passado, e três trabalhos inéditos, especialmente preparados para a ocasião, com ensaios iniciados em fevereiro.
O show de dança contará com a participação do Coral Juvenil de Suzano, que como regente o maestro Rafael Vicole. Participarão como coreógrafas Tamires Paixão, Ariane Mascarenhas, Letícia Rosa, Iasmin Ferreira e Jaqueline Felix.
A coordenação geral do simpósio é de Juliana Lawall, coordenadora de Dança da Secretaria de Cultura de Suzano. Segundo ela, o objetivo é possibilitar o conhecimento para o público da área da dança e para as pessoas interessadas. Assim como ressaltar a importância do estudo para bailarinos e professores, além de proporcionar a troca de experiências e também valorizar os profissionais.
"A Secretaria de Cultura oferece o curso de dança para crianças e adolescentes, sendo este evento de extrema importância para a valorização das oficinas", completa Juliana.