Mestre em artes como o teatro de mamulengos, literatura de cordel, escultura e xilogravura, Valdeck de Garanhuns está em Guararema há quatro anos. A mudança foi incentivada pelo amigo Danilo Cavalcante, que também se dedica ao mamulengo. "Falo para o Danilo que vamos transformar esta cidade na cidade do boneco", afirma o artista, que mantém um ateliê, juntamente com sua mulher Regina Dorzina, artista plástica responsável pelos figurinos de seus espetáculos e, também, xilogravurista. O local é aberto para cursos e à visitação do público. Mais informações pelos telefones 4667-6937 e 98349-9477, pelo e-mail vald[email protected] ou pelo site valdeckdegaranhus.art.br.
Entre os projetos do casal, está a criação de uma galeria de artes na cidade. "Vamos ter um pouco de artesanato de Caruaru (Pernambuco), curso de xilogravura, livros, CDs, coisas do Brasil inteiro, com artistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. Outra ideia é recebermos vernissages", conta Valdeck.
Neste ano, também pode sair do papel o projeto "Primavera Literária", que propõe uma jornada literária. "O slogan foi criado por Regina, 'Ler para desabrochar'. Precisamos de mais leitores, crianças, jovens e adultos", defende o artista. A expectativa é que, em parceira com a Prefeitura de Guararema, a jornada ocorra no mês de outubro. (K.B.)