A primeira edição de 2016 do Projeto Cinema, Ciência e Pipoca, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), apresenta o filme "Quase Deuses" nesta quarta-feira, às 16h30, no Auditório do Centro Cultural. A entrada é gratuita e aberta para a população em geral. Após a exibição do filme, haverá um debate entre pesquisadores da universidade e a plateia. Os interessados em participar devem se dirigir à portaria 1, localizada na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Centro Cívico. 
A iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão tem por objetivo promover debates e reflexões sobre temas importantes para o universo científico por meio da análise de filmes. "Utilizamos a Cultura para os alunos exercitarem seus conhecimentos", explicou o professor doutor Alexandre Hilsdorf, um dos organizadores do projeto.
"Quase Deuses" mostra a história verdadeira de Vivien Thomas e Alfred Blalock, médicos que desafiaram as regras de sua época para iniciar uma revolução na área, realizando cirurgias cardíacas com técnicas inovadoras. O filme, além de abordar a ética profissional e descobertas médicas, também abre espaço para uma discussão social, com personagens de classes financeiras e raças diferentes e os conflitos que surgem a partir da parceria entre eles.
Após a exibição, os participantes serão convidados a debater os principais assuntos abordados, dividindo suas impressões e promovendo a troca de conhecimentos, além de poderem tirar suas dúvidas com os professores da UMC, que mediarão o debate.