Rock, samba, entre outros gêneros, estão no repertório da Banda Sinfônica Wanda de Almeida Trandafilov, que vem chamando a atenção por onde se apresenta. Formada por jovens com idade média de 14 anos, ex-alunos da Escola Municipal que dá nome ao grupo, instalada no Parque São Martinho, a banda integra o projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes", da Secretaria Municipal de Educação. Nesta terça-feira, eles se apresentam em um evento fechado da pasta no Cemforpe. O grupo tem se apresentado em inaugurações da Prefeitura de Mogi, entre outros locais. 
"O projeto começou na escola em 2011, mas desde 2009 já fazíamos oficinas de musicalização. Eu trabalhei com o maestro Daniel Bordignon na Escola Municipal Mário Portes, onde fui monitor de trompete, até que, com a ampliação, a escola Wanda Trandafilov foi contemplada. Hoje a escola é conhecida na região e até em outros municípios pela banda", conta Aguinaldo Pires, maestro responsável pelo grupo, que também começa a formar uma banda infantil.
Os alunos a partir dos sete anos, matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental podem participar do projeto, que, atualmente, tem 155 integrantes, incluindo os ex-alunos que formam a Banda Sinfônica e estudantes da Escola Municipal Sérgio Hugo Pinheiro do Jardim Nove de Julho. "A parceria entre as escolas, que ficam próximas, começou este ano. Eles estão enviando cerca de 50 alunos para as aulas de instrumentos, divididos nos períodos da manhã e tarde", destaca o maestro.
As cidades de Suzano, Guarulhos, e até Bertioga já receberam os jovens músicos da Wanda Trandafilov. Nestas duas últimas, o convite veio por meio de uma parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes. "Foi muito gratificante. O então governador Paulo Rogério de Souza recebeu uma homenagem e eles ficaram emocionados quando a criançada tocou. A partir dessa apresentação, os laços se estreitaram", afirma. Os alunos também participaram do Concurso Internacional do Cartaz da Paz, representando o Lions na etapa distrital.
Equipe 
O projeto musical na escola tem ganhado destaque, segundo o maestro, graças a equipe gestora da unidade, comandada pela diretora Sandra Helena dos Santos. Ele conta com um coordenador e cinco monitores para as aulas de instrumentos e musicalização. Paulistano, Pires começou sua formação no bairro do Tremembé, participando de fanfarra e projetos musicais. Experiente, desde 2005, integra o "Pequenos Músicos...", da Secretaria de Educação de Mogi.