O espetáculo "A Morte de Ivan Ilitch" é atração deste fim de semana no Galpão Arthur Netto de Cultura. Com a aplaudida atriz paulistana Cácia Goulart, a obra será encenada neste sábado e domingo às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados duas horas antes do início de cada apresentação. O centro cultural fica na avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Jardim Paulista, Mogi. Informações: 3433-9841. 
O monólogo é uma adaptação dramatúrgica desta novela que é considerada a mais perfeita obra do gênero do século XX, publicada em 1866 pelo célebre escritor russo Lev Tolstói. Integrante da circulação de espetáculos do ProAC, a encenação traz uma delicada e contundente reflexão sobre vida e morte. Pela primeira vez em um trabalho solo, Cácia Goulart escolheu um clássico literário que toque de perto o homem do nosso tempo.
A obra aborda a pretensa autossuficiência do homem contemporâneo, que é relutante em admitir a própria finitude e coloca a morte numa zona de silêncio. Disposta a tratar a questão, a atriz se desdobra na atuação, dramaturgia e direção desse espetáculo, que já recebeu duas indicações ao Prêmio Shell (2013/SP), nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Iluminação (Lúcia Chedieck).
Nesta livre adaptação dramatúrgica assinada por Cácia em parceria com Edmilson Cordeiro, a atriz interpreta o respeitado juiz Ivan Ilitch, casado com uma bela mulher, cujo relacionamento foi construído devido ao interesse na fortuna da moça. Ao decorar sua casa, um dos símbolos da riqueza que ostentava, Ivan se fere. O machucado gradativamente toma proporções maiores e, aos poucos, Ivan caminha para a morte.
Durante o trajeto para o fim da sua vida, o personagem reflete sobre o sentido dos anos vividos. Aos poucos, perdendo a influência e o papel de controle até mesmo dentro da sua casa, ele repensa sobre quanto valia, afinal de contas, tudo o que tinha.