A Cia. Olhares de Educação e Arte, de São Paulo, ocupa o Espaço N de Arte e Cultura, a sede do Teatro da Neura, com o espetáculo "Nós", que será encenado neste sábado às 20 horas. O centro cultural fica na rua José Garcia de Souza, 692, no Jardim Imperador, em Suzano. Os ingressos para a encenação custam R$ 10. Esta é a primeira vez que a companhia teatral dá vida a um espetáculo no local.
Criado a partir de três monólogos, que foram escritos individualmente por três atores, o espetáculo convida o público a conhecer por outro ponto de vista as questões dos seres humanos, como ética, instinto de sobrevivência e a suas relações. Além disso, aborda a angústia, o poder, a maldade e mexe com tudo o que acreditamos, mesmo que não tenhamos coragem de admitir. De acordo com Beatriz Gimene, atriz e produtora da companhia teatral, os atores tiveram total liberdade para escrever os monólogos, decidindo sobre qual tema queriam abordar. "Na época nós éramos em três atores. Não sabíamos como o outro criou o monólogo. Em julho de 2012, lemos todos os textos e o diretor Ronaldo Gil juntou da forma mais adequada. A atriz Adriane Tunes, que saiu do grupo, nos deu total liberdade para adaptar o seu monólogo, que era sobre angústia", comenta.
Foi a partir da junção dos três monólogos que o espetáculo se tornou realidade. Além de contar com a ligação dos personagens e dos atores, "Nós" tem um elo com o público e o mundo externo. "Há uma ligação simbólica entre esse universo e essa união é quase como o terceiro ator do espetáculo", comenta a profissional, que integra a companhia teatral com Rodrigo Inamos e Elaine Vegnaduzzi. Esta última participa da produção de alguns espetáculos.
História
A Cia. Olhares de Educação e Arte foi fundada em 2012 por quatro atores recém-formados, Beatriz Gimene, Rodrigo Inamos, Elaine Vegnaduzzi e Thais Tuim, que estudaram no Teatro Escola Macunaíma. Após ficarem em cartaz com o espetáculo infantil "Os Saltimbancos", numa livre adaptação do texto de Chico Buarque, decidiram desenvolver um projeto autoral, o que deu origem ao espetáculo "Nós", que desde então conquista públicos por onde quer que passe.