O hall de entrada do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi abriga "Ethnoses", exposição de artes plásticas composta por um conjunto de 14 obras com referências à diversidade das etnias que formam o povo brasileiro. A mostra fica em cartaz até 23 de março e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. O centro cultural fica na rua Benjamin Constant, 682, na região central de Suzano.
A iniciativa, da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, traz a apreciação das obras de nove artistas, que interpretaram a figura do índio esteticamente composta nos matizes e formas do desenho artístico, da pintura e da escultura, dentre outras modalidades. A mostra leva o observador a olhar além e pensar os indígenas como criadores de cultura, de símbolos e tradições, etnias inseridas na contemporaneidade do Brasil de hoje.
Os curadores, Pedro Neves e Policarpo Ribeiro, por meio de pesquisa, escolheram obras do acervo público de artes e selecionaram outras de particulares. Katsunori Nishio, artista japonês que fez carreira artística no Brasil, Agota Kiura, que foi aluna da Oficina de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura, Walter Chiachio, com sua técnica peculiar de pirógrafo colorido sobre madeira, e Marcio Donizete Pires, o Mago, participam da mostra. Além destes, estão na "Ethnoses" obras assinadas por Pedro Neves, Paulo Ogawa (In Memorian), Ryszard Polski, José Neves e Sergio Leite.