Leopoldo Pacheco é do tipo que não foge de trabalho. É por isso que 2016 nem bem começou e ele já tem compromissos significativos com a televisão. Depois de aparecer como o tradicional Heitor, na recente "Ligações Perigosas", o ator se prepara para viver o apaixonado Emílio na primeira fase de "Velho Chico", próxima novela das nove, que tem previsão de estreia para o mês de março. "É realmente um ano de muito trabalho. Penso minha carreira a partir dos personagens e das equipes envolvidas em cada projeto. As ofertas são tão maravilhosas que realmente não me sinto cansado, mas muito empolgado", assume. Na saga familiar escrita por Benedito Ruy Barbosa e ambientada às margens do Rio São Francisco, Emílio é o típico médico do interior, que conhece as famílias e as mazelas sociais que envolvem a região Nordeste dos anos 1960. 
Leopoldo define seu processo de preparação para a novela como um grande mergulho no interior do País. Ao lado de atores como Rodrigo Santoro, Tarcísio Meira e Rodrigo Lombardi, ele está envolvido com ensaios e leituras de "Velho Chico" desde o final do ano passado. Tudo sob a batuta de Luiz Fernando Carvalho, diretor de tramas como "Renascer" e "O Rei do Gado", e conhecido por seu ritmo mais intenso e artesanal de trabalhar. "Luiz quer que o elenco tenha unidade e estofo para contar essa história. Antes de começar a viajar, ensaiamos e conversamos muitos sobre a obra. Eu queria muito ter a experiência de trabalhar com ele na Globo e fico feliz que isso esteja acontecendo", entrega.
Com duração ainda indefinida, entre 12 e 18 capítulos, as gravações da primeira fase de "Velho Chico" começaram na segunda semana de janeiro e já passaram por Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. Para Leopoldo, a impressão geral entre o elenco é de que o projeto funciona como uma redescoberta do Brasil. "É uma novela de raiz, um bela fábula que será contada à beira de uma das principais artérias do nosso país. Estou encantado com as pessoas e paisagens que estamos encontrando pelo caminho", ressalta o ator, que deve ficar disponível para a equipe de "Velho Chico" até o final de fevereiro. Mas férias, definitivamente, não estão nos planos de Leopoldo. Ele já está escalado para "Haja Coração", próxima novela das sete, que estreia em maio.