O último ano representou crescimento e conquista para o Teatro do Sesi de Mogi das Cruzes, localizado no distrito de Brás Cubas. Além de passar por uma reforma, que melhorou o ambiente, a agenda diversificada e os cursos de teatro bem trabalhados aumentaram o número de público e alunos do local. "Nós tivemos duas grandes vertentes de atividades no teatro, que foi a formação teatral, com cursos de atuação e a fomentação cultural com espetáculos e atividades que trazem a diversidade, o aprendizado e, principalmente, oportunidades da cidade e região", explica Roberto Xavier, diretor da unidade.
As atrações do espaço, que são organizadas anualmente pelos responsáveis pelo setor cultural do Sesi, tem como principal objetivo trazer um conteúdo de respeito e que chame a atenção do público para a riqueza artística da cidade e região. A formação de teatro é uma das atividades de maior destaque do local. Com aulas de atuação durante a semana, o Sesi oferece vagas para crianças, jovens e adultos. No caso das crianças, a idade mínima é de sete anos de idade. "Disponibilizamos 300 vagas para os cursos, divididas em duas cargas horárias, as oficinas de 30 horas e de 200 horas. Todos os participantes, após a conclusão, se apresentam no espaço com um espetáculo de finalização", conta Xavier.
De 2014 para o ano passado, o aumento na procura pelos cursos foram significativos. Cerca de 20% a mais de pessoas foram formadas no curso de Teatro da unidade em 2015. Por isso, para 2016, o Teatro do Sesi abre 330 vagas para os cursos de atuação. "É gratuito e com horários diversos, principalmente, nos períodos da tarde e da noite. Acrescentamos mais 30 vagas, justamente, pela grande procura do ano passado", ressalta o diretor.
Além da grande procura para o curso de atuação, o centro cultural do Sesi de Mogi das Cruzes teve outra conquista. O número de atrações e participantes das atividades culturais do teatro aumentou cerca de 15% no último ano. "Isso é muito importante para nós. O público passa a reconhecer e prestigiar mais. E o nosso objetivo de formação de plateia e oportunidades se vê cada vez maior", comemora.
E, para este ano, o Teatro do Sesi, que deve retornar com as atividades culturais em março, tem como intuito manter o calendário agitado, com atrações em diversos segmentos. Música, teatro, dança, exposições e muito mais farão parte da agenda do local. "Os técnicos da área de cultura do Sesi buscam trazer coisas novas e que não são vistas com frequência por aí. Na música, por exemplo, trouxemos apresentações de música clássica, instrumentos de viola. E o público se encantou, a nossa cultura é rica e precisamos prestigiar isso", afirma Xavier.
Oportunidades
Artistas interessados em apresentar o seu trabalho no local encontram as portas abertas para conversas e possíveis propostas. "Nós temos a preocupação de dar espaço para os novos talentos da nossa região, então, estamos abertos para conhecer artistas e ouvir a proposta de seu trabalho. Os técnicos da cultura de nossa unidade analisam os trabalhos que chegam a nós e se a proposta encaixar com o que o espaço propõe, o teatro poderá receber o artista", completa. O telefone para contato com o centro cultural localizado em Braz Cubas é 4723-6925.(Estagiária sob supervisão de editores)