Há aproximadamente dois meses de completar um ano de atividade, o Espaço N de Arte e Cultura, sede do Teatro da Neura, inicia as atividades deste ano na próxima semana, com a abertura das inscrições para a Oficina de Teatro, que está em sua terceira edição. Os interessados em participar devem comparecer no centro cultural de terça a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e, aos sábados, das 17 às 20 horas. O local fica na rua José Garcia de Souza, 692, no Jardim Imperador, em Suzano. Mais informações podem ser obtidas na página do Espaço N no Facebook ou no site www.teatrodaneura.com. Para participar é preciso ter a partir de 14 anos e estar munido de RG do aluno ou do responsável, caso seja menor de 18, no ato da inscrição.
Ministrado pela atriz Cibele Zuchi, que integra a companhia teatral há nove anos, o curso apresenta aos futuros atores técnicas em maquiagem, figurino, dramaturgia, atuação, preparação corporal e conhecimentos sobre a profissão. As aulas serão realizadas a partir do dia 13 de fevereiro, das 13h30 às 16h30, e culminam na produção de um espetáculo, que será apresentado como encerramento da modalidade. A mensalidade é de R$ 50.
Além de utilizar o Espaço N para as oficinas, o Teatro da Neura ocupa a sua sede para ensaiar os espetáculos do grupo. Neste ano, a companhia teatral está com estreia prevista de duas peças. A primeira é "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros - Um Ensaio Para o Sábado de Aleluia", com dramaturgia de Antônio Nicodemo, que divide a direção com a atriz Lígia Berber. O segundo é "Vereda da Salvação", escrito por Jorge de Andrade e dirigido pelo ator Fernandes Junior. As peças têm estreia prevista para agosto e novembro, respectivamente.
"As duas peças integram o projeto 'O Santo de Casa', que tem como proposta mostrar a religião, a fé e a terra como fonte de sobrevivência. A iniciativa será lançada em maio, no Neurofobia, evento que celebra, em 2016, os 12 anos do grupo. O público poderá conferir leituras encenadas de ambos. Também vamos reestrear os espetáculos 'Pater', em junho, 'O Velório', dentro da programação do nosso aniversário, e 'A Serpente', em setembro. Além disso, vamos manter o 'Sexta que Lá Vem História', com leituras encenadas sempre na última sexta-feira do mês", comenta Nicodemo, fundador da companhia teatral.
Exposição
O Espaço N de Arte e Cultura também será palco da uma exposição dramatúrgica de Antônio Nicodemo e Tuane Vieira, que vão expor os textos que escreveram em parceria para o Teatro da Neura. "Ainda sem nome definido, a mostra também contará com obras inéditas. Outra novidade para este ano é a inserção de mais dois novos membros no grupo, são as atrizes Ana Carolina, que integra a Cia. Vagabunda de Teatro e fez parte da primeira turma da Oficina de Teatro do Neura, e Thaís Fernandes, que se formou em Artes Cênicas recentemente e tem se mostrado uma grande parceria. Agora somos em 18", finaliza o dramaturgo.