Fomentar a cultura e reconhecer os talentos da cidade de Poá. Foi com este intuito que Cleyton Mendes procurou a Associação Cultural Opereta para buscar uma parceria na realização do sarau denominado "Pense Já". A proposta de desenvolver o evento uma vez por mês no espaço cultural Opereta agradou ao grupo, que prontamente aceitou. Hoje, às 17 horas, ocorre a terceira edição do sarau. A sede do centro cultural está localizada na rua Doutor Emílio Ribas, 168, Vila Sopreter, em Poá.
"O 'Pense Já' surgiu do anseio e da necessidade de expressar. Seja uma poesia, uma música, uma dança, uma notícia, não importa como, desde que faça quem está ao lado pensar. O nosso ideal é comungar a cultura e fornecer espaço para que as pessoas sejam ouvidas", explica Cleyton Mendes. Desde a sua primeira edição, o sarau cresce, ganha público e recebe artistas e convidados especiais, como o grupo Poetas do Tietê, que atua há 20 anos na região. O Opereta é um dos participantes do evento que reúne diversos segmentos e gêneros culturais.
A partir da segunda edição, Mendes ganhou um novo parceiro que auxilia na realização do sarau, o também poeta Magno Oliveira. "O Cleyton foi o idealizador do projeto e, depois de ver a primeira edição, me interessei e entrei em contato para fazer parte. Compartilho da vontade de realizar eventos culturais que, além de proporcionar lazer, tragam conhecimentos e assuntos importantes", afirma Oliveira.
Atrações
No sarau deste sábado a diversidade predomina, com atrações que prometem agradar a todos os gostos. O evento contará com pocket show do grupo S.K.A.P, performance de dança e lançamento do livro "Imaginários Imprópios", do escritor Makenzo Kobayashi; e "Eles Palitos", de Amauri Lima.
Um dos grandes destaques do sarau é o "Varau de Poesias", que na edição realizada hoje traz obras do autor Vinicius Prado. "Poá tem muitos talentos, diversos artistas que não mostram os seus trabalhos por não terem espaço ou não se depararem com oportunidades como esta. É isso que queremos oferecer", ressalta o organizador.
Outra atração que promete agradar é a performance de dança da artista Carolina Oliveira, que tem como tema para a sua apresentação o "sofrimento emocional e físico que a mulher sofre diariamente". "O sarau é uma forma de expressão, então, nada melhor do que trazer questões sociais para serem discutidas. A cultura machista é um dos problemas atuais mais recorrentes e dar espaço para discurtir a respeito é essencial", completa.
Para 2016
Para este ano, o sarau pretende continuar com a boa quantidade de público e participantes conquistada em suas edições. Além de continuar com as realizações mensais. "A proposta inicial era que o 'Pense Já' ocorresse em todo primeiro sábado do mês. Porém, estamos na terceira edição e devido imprevistos acabou não sendo assim. Vamos conversar e ver como vai ficar, mas continuaremos com a realização mensal e aos sábados", diz Oliveira.
Tornar o sarau referência é uma das expectativas para 2016. "Passaram pelo sarau grandes nomes e queremos mais participantes. As projeções para este ano é consolidar o projeto e se tornar referência de organização cultural na região", finaliza Mendes. Informações na página do Facebook Sarau Pense Já. (Estagiária sob supervisão do editor)