A Clara Trupi de Ovos y Assovios, de Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas para a primeira edição do Curso Livre de Teatro, que será realizada na Associação Casarão da Mariquinha a partir do dia 1º de março. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] até o dia 26 de fevereiro, com nome completo, idade, telefone, endereço e uma carta de apresentação de, no máximo, cinco linhas. São 40 vagas disponíveis, sendo 20 para a turma de jovens, destinada a pessoas de 12 aos 17 anos, e as demais para alunos a partir dos 18 anos.
Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras, das 16 às 18 horas, para o primeiro grupo, e das 19 às 21h30, para a segunda equipe. A mensalidade é de R$ 60. Mais informações pelos telefones 2851-7315 e 97513-7215, pelo site www.claratrupi.wix.com/claratrupi ou pela página no Facebook da companhia teatral.
Ministrado pelos atores Rodrigo Romão Batista e Thalita Benigno Franco, o curso, com duração de dois anos, tem como finalidade principal trabalhar todas as vertentes do teatro, desde atuação e composição do personagem a dramaturgia, com um foco mais pessoal. Para isso, cinco eixos serão colocados em prática: dizeres, linguagem, treinamento, processo e diálogo.
Com a finalidade de enriquecer ainda mais a experiência, uma quinta-feira por mês, haverá a participação de artistas e grupos convidados, responsáveis por levar outros conhecimentos aos alunos.
"O Curso Livre é um anseio muito antigo da Clara Trupi de Ovos y Assovios, que chegou a ministrar oficinas de teatro na cidade e também a convite de festivais nacionais e internacionais. Por meio dessa experiência, queremos trabalhar o teatro em sua totalidade", comenta Batista, que fundou a companhia teatral em 2005. Segundo ele, os alunos terão acesso a uma dramaturgia mais pessoal, às linguagens que circundam o teatro, a efetivação de uma obra e a sua realização, com foco na maneira que ela vai dialogar com o público. Além disso, a ideia é provocar o pensamento de cada participante.
Para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o Curso Livre, eles se apresentarão semestralmente. "Estamos com a ideia estrutural de que os participantes vão fazer demonstrações pública de seus trabalhos. Focamos muito na autonomia e na apropriação do indivíduo. Por isso, a apresentação será mais de pesquisa, treinamento e fragmentos de criação", revela o ator.
Histórico
Com 11 anos de existência, a Clara Trupi de Ovos y Assovios acumula três espetáculos em seu repertório: "Um Quarto da Bagunça", de 2008; "Coisas de Menino Boneco", de 2010, e "Varre Dor de Vadiagem", de 2012. Participante de festivais nacionais e internacionais, a companhia teatral tem parceria com o Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, integrando a organização do Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais (FIIT), que teve a sua primeira edição no ano de 2013.