Desde ontem e até o próximo dia 18, o Espaço Cultural da Câmara de Mogi das Cruzes, que funciona no prédio anexo, abriga a exposição "O Homem e a Natureza", com obras de Nerival Rodrigues; Cida Ruiz, que também é curadora da mostra, e Eliani Nani, pintora convidada. O trio traz cenas do cotidiano com o intuito de resgatar a simplicidade da vida, o contato com a terra e as tradições, como festas populares e brincadeiras infantis. A Câmara Municipal fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 381, no Centro Cívico. A visitação é gratuita, das 8 às 17 horas. Mais informações: 9-8392-5289
Com cores vibrantes, a exposição exibe ainda o trabalho na lavoura, cachoeiras, moda de viola, a vida em sítios, pássaros e felinos. Os artistas contam que esperam tocar o público mais jovem, que não convive tão intensamente com a natureza. "É interessante mostrar para as novas gerações a importância da preservação. Agora, com tudo que aconteceu na cidade mineira de Mariana, o tema está muito atual. O Alto Tietê é parecido com o Vale do Rio Doce, sendo a nossa região o maior manancial do Estado de São Paulo", afirma Nerival.
O artista plástico explica a escolha do tema: "Trago quadros que retratam a relação do ser humano com a questão ecológica e humanística. Abordo um pouco o folclore, as festas de São João, São Francisco de Assis. Queremos mostrar a preocupação com a vida e com a Terra".
A pintora Eliani, de Niterói (RJ), veio a Mogi especialmente por causa da exposição a convite de Nerival. "Sempre pintei voltada para a natureza. Quero passar quanto é importante valorizar o meio ambiente. O quanto é importante para o futuro. Morei em Mogi muitos anos e me apaixonei pelo trabalho de Nerival", conta a artista.
Já Cida Ruiz apresenta a infância mais atrelada à vida rural. "Retrato o trabalho nos sítios, olarias, crianças brincando. Trago o resgate das brincadeiras antigas, como correr, jogar bola, balanço, figurinhas, jogar peão. Enfoco mais nisso para inspirar os mais jovens", salienta.