Solidariedade do início ao fim. Essa é a proposta do "Natal Rock Solidário", que acontece neste domingo, em Mogi das Cruzes, a partir das 16 horas. O evento reúne seis bandas de rock da região do Alto Tietê - Atari Rock, Rock Collection, Limados, Vedova, Audioslave Tribute e Terra do Nunca -, para um show no Three Dogs Pub. A entrada é a doação de um brinquedo novo ou em ótimo estado. A iniciativa é do músico Sean Sousa, com a parceria de Fernanda Galeano e dos proprietários do espaço, que está localizado na rua Doutor Ricardo Viléla, 1.388, Parque Monte Líbano.
Os brinquedos arrecadados serão destinados a três instituições sociais: a Associação Beneficente de Renovação e Assistência à Criança (Abrac), de Mogi; o Instituto Beneficente Viva a Vida, de Suzano; e a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente Paulo de Tarso, de Poá. "Este ano tive a oportunidade de participar de eventos beneficentes e, em meados de novembro, senti vontade de realizar um também. Assim que tive a ideia procurei conhecer instituições da região que trabalhem com as crianças. Eu visitar as três escolhidas e conhecer de perto as realizações de cada uma", conta Sousa.
Ao todo, contando as três instituições parceiras do evento, serão beneficiadas cerca de 90 crianças. Mas, se a atração atingir o número esperado pelos organizadores, a ideia é triplicar as instituições participantes. "É a primeira edição do evento, então decidimos estabelecer um número de instituições, mas nossa expectativa é de muito mais. O espaço tem capacidade para mais de 300 pessoas e seria incrível se conseguíssemos. Com certeza, faríamos muito mais crianças felizes. A ideia é essa", explica.
Segundo o idealizador, a escolha da data é simbólica e o objetivo do evento é proporcionar uma nova visão do fim de ano para estas crianças. "Elas por algum motivo foram tiradas do convívio familiar e não deve ser fácil lidar com o Natal e outras festividades sem o seu lar. Queremos amenizar essa dor e se tornarmos esta data um pouco mais colorida para eles, vai valer a pena", destaca ele.
Sousa e seus parceiros receberam as listas com nomes, idades e perfis de todas as crianças das entidades. A faixa etária é diversa, desde recém-nascidos até jovens de 17 anos. E a ideia é que os brinquedos sejam distribuídos antes do dia 25 de dezembro, para que a magia do Natal não se perca. "A gente pede que os doadores levem o brinquedo identificado por gênero e faixa etária para ajudar na entrega. Pedimos, também, que seja entregue com um cartão com uma mensagem bonita para eles. Afinal, é uma doação de alegria e distribuição do bem. Essa mensagem trará um laço a mais entre o doador e o beneficiado, o que tem tudo a ver com o que queremos proporcionar", ressalta.
Para não perder o ideal da atração, não será aceita nenhuma doação em dinheiro ou qualquer outra forma que não seja brinquedos. "É um ato de solidariedade, de pensar no outro e ir até uma loja escolher o presente, faz parte do que a ação quer passar", finaliza Sousa.
Mais informações sobre "Natal Rock Solidário" na página com o nome do evento no Facebook.