O Meu Bom Dia Especial de Hoje vai para o querido Paulo Ferreira da Cruz. Ele é morador da Vila Natal, em Mogi das Cruzes, e está sempre ligado nos assuntos importantes do seu bairro e também da cidade pelo "Radar Noticioso", na Rádio Metropolitana AM 1070. Aproveito a mensagem de hoje para desejar muita saúde, com mais prosperidade, na vida do Paulo e de toda a sua família...
Os benefícios do perdão
Perdoar é bom para a saúde mental, e também para a saúde física. Às vezes, as pessoas que estão ao nosso redor fazem coisas que nos ferem ou com as quais nos sentimos traídos ou, inclusive, agredidos. Em outras ocasiões, somos nós mesmos quem fazemos algo com o que, mais tarde, já não estamos de acordo. Nem sempre é fácil perdoar, mas é muito saudável fazê-lo. Os benefícios do perdão não se estendem apenas aos outros, mas também a nós mesmos.
É muito mais fácil falar sobre o ato de perdoar do que fazê-lo e, no geral, este ato supõe um grande desafio. Às vezes, o perdão pode ser confundido com uma forma de remissão, na qual o que passou é assimilado sem tomar represálias. Mas o perdão é muito mais que isso. Perdoar implica se desprender do que aconteceu.
Em todo caso, são muitos os benefícios do perdão para a saúde do nosso corpo. O perdão faz bem para a saúde do nosso coração. Um estudo da revista Journal of Behavioral Medicine descobriu que o perdão está associado a uma menor frequência cardíaca e uma menor pressão arterial. Este mesmo estudo descobriu que perdoar ajuda, também, a aliviar o estresse.
O perdão é bom para a saúde geral, física e mental. Outro estudo associou o perdão a cinco medidas de saúde: sintomas físicos, medicamentos utilizados, qualidade do sono, fadiga e queixas somáticas. Parece que a redução do efeito negativo e os sintomas depressivos que o rancor produz fortalecem a espiritualidade, a gestão de conflitos e o alívio do estresse, razão pela qual o impacto do perdão tem um efeito significativo na saúde em geral.
O perdão ajuda a se relacionar melhor com os demais. Um outro estudo, publicado em Personality and Social Psychology Bulletin, encontrou que o perdão ajuda a restaurar pensamentos, sentimentos e comportamentos positivos com a parte "infratora". Além disso, os benefícios do perdão podem se estender às condutas positivas direcionadas a outras pessoas fora da relação. Dessa maneira, o perdão está associado com mais voluntariado, com mais doações e atos de caridade, e outros comportamentos altruístas.
Como disse William Shakespeare: "O perdão cai como chuva suave do céu na terra. É duas vezes abençoado; abençoa quem o dá e quem o recebe."