A partir do dia 21 de janeiro de 2016, Mogi das Cruzes passa a receber as atrações artísticas e culturais do Festival de Verão 2016. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento vai oferecer, ao longo de dez dias, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, contação de história, encontros de literatura, roda de choro e também hip hop. É uma programação eclética, que visa entreter pessoas de todas as idades no período de férias escolares e verão, sempre com entrada gratuita. Informações pelo telefone 4798-6900 ou no site www.cultura.pmmc.com.br. 
O show musical que abre o Festival de Verão 2016 é um dos destaques da programação. Filho de Elis Regina e de Cesar Camargo Mariano, o cantor e intérprete Pedro Mariano sobe no palco do Teatro Vasques no dia 21 de janeiro, a partir das 20h30. Mariano iniciou a carreira em 1995 e, desde então, vem colecionando sucessos, como "Voz no Ouvido", de Jair Oliveira, "De Repente", de Lulu Santos e Nelson Motta; "Pode Ser", de Jorge Vercilo; "Livre pra Viver", de Claudio Zoli e Bernardo Vilhena, e "Tem Dó", de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Ao longo dos 20 anos de carreira, que completou agora em 2015, lançou um total de nove álbuns.
Quem também fará show em Mogi das Cruzes pela programação do Festival de Verão é Luana Camarah, cantora que ficou conhecida no País após participar, em 2013, do programa "The Voice Brasil", da Rede Globo. Conhecida pela voz e estilo rock and roll, Luana vai se apresentar, no dia 23 de janeiro, no palco que será montado no Parque Centenário.
Este mesmo palco receberá, no dia 30 de janeiro, a banda Pedra Letícia, que vem se destacando nacionalmente com seu pop rock irreverente e malicioso. Formada por Fabiano Cambota nos vocais, Thiago Sestini na percussão, Pedro Torres na bateria, Kuky Sanchez no baixo e Xiquinho Mendes na guitarra, a banda já agitou plateias em 17 Estados brasileiros, em mais de 400 shows, e tem músicas de sucesso, como "La? La? La?", "Me Provoca" e "Libertas Quae Sera Tamen". O palco do Centenário recebe ainda a Roda de Samba com a Comunidade Samba Mogi, no dia 24 de janeiro.
A atração de encerramento do Festival de Verão, no dia 31 de janeiro, é o reggae -
Ubaldo Waru e Guerrilheiros do Jah, com o show "Reggae Resistência", a partir das 14 horas, e o Clã Roots, com o show "Até Todos Estarem Livres", a partir das 16 horas.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, a Praça Oswaldo Cruz, o Parque Botyra Camorim Gatti, a Casa do Hip Hop, a Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de Santana" e o Vasques vão ser palco do Festival de Verão.