O espaço cultural do Mogi Shopping recebe, a partir de amanhã até 30 de novembro, a exposição "Novembro Azul", idealizada pela fotógrafa Rita Bonanata. São 14 painéis com fotos de homens com forte expressividade em Mogi das Cruzes, que posaram para a campanha, que visa conscientizar o público masculino sobre a importância do exame para detecção do câncer de próstata. 
"Procurei fotografar um de cada segmento de atuação, porque a ideia é mostrar justamente essa diversidade, em que a doença não escolhe cor, profissão, ideologias, classe social. A única coisa em comum entre os fotografados é a idade. Eles têm de 40 a 55 anos", explica a autora da mostra.
A ideia de Rita ao reunir os fotografados foi justamente expor alguns ícones mogianos, dos segmentos de comunicação, beleza, esportes, eventos, artes, entre outros. "A proposta é mostrar que são todos iguais e que esse tabu do exame precisa ser quebrado, porque não vai ser um exame que os tornará menos homens", conta. A fotógrafa revela que, ao convidar os eleitos para a sessão de fotos, todos aceitaram prontamente ao serem informados sobre a campanha, por entenderem que a causa era nobre. "Expondo as fotos no Mogi Shopping acredito que o público a ser atingido vai ser bem maior e conseguiremos levar a mensagem para muita gente", afirma.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente no Brasil entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. É também o segundo tipo de câncer que mais mata no País, depois do tumor no pulmão. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima que, a cada seis homens, um é portador do câncer de próstata. Alertar para a importância da prevenção é o objetivo da campanha.