O Museu Municipal da Itaquaquecetuba recebe, desde a última terça-feira, a exposição "#tonarede" com cerca de 40 trabalhos relacionados à fotografia e tecnologia, com fotos em perspectiva, selfies e Dubsmach (aplicativo de dublagem), produzidos por alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Itaquá. O museu fica na praça Padre João Álvares, 49, centro. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone 4642-5076.
O concurso e mostra cultural, que acontece até o dia 20 de novembro, alia obras fotográficas de um projeto educacional realizado pela Escola Municipal Josefa Costa de Souza Moura, em parceria com o Programa Mais Educação, sob a coordenação da professora Daniela Delgado, e os monitores Fábio Helio e Camila Lima. As fotos foram realizadas no ambiente escolar, através da oficina de jornal, com o objetivo de retratar a harmonia entre a simetria e a fotografia na composição da perspectiva, ilusão de ótica e criatividade.
O Dubsmash, por sua vez, é um aplicativo que virou febre entre internautas e celebridades. São produções de vídeos em que os alunos dublaram trechos de músicas ou frases hits do momento. É um recurso tecnológico que fascinou as crianças, de fácil utilização e que permite o acesso a uma infinidade de sons e montagens.
A equipe gestora da Escola Josefa deixou no museu uma urna com a opção de votação por parte dos visitantes, haverá também premiação para as professoras das três produções que receberem o maior numero de votos no período em que a mostra estiver no Museu Municipal.
Na Escola Municipal Josefa Costa de Souza Moura, cem alunos participam das oficinas de orientação de estudos, brinquedoteca, jornal, direitos humanos e judô.