Em comemoração e ação à Semana da Consciência Negra 2015, que tem o seu grande dia celebrado amanhã, vários coletivos de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê realizam, a partir desta quinta-feira, de maneira independente, o festival "A Negra". Além de celebrar a cultura e o povo negro, a programação tem o objetivo de chamar a atenção para as questões do preconceito e da discriminação.
A ONG Negro Sim, Galpão Arthur Netto, Associação Casarão da Mariquinha, Coletivo de Matrizes Africanas de Mogi das Cruzes, Apeoesp Mogi das Cruzes, Suburbaque Maracatu e Grupo Jabuticaqui - Ritmo e Tradição são os organizadores do evento. A abertura acontece hoje, às 19 horas, com a exibição do documentário "Profissão MC" e um bate-papo e apresentação de rap no Casarão da Mariquinha, localizado na rua Alfredo Cardoso, 2, largo Bom Jesus, centro de Mogi. O evento é gratuito.
Amanhã, às 19 horas, tem cortejo com os grupos Jabuticaqui e Suburbaque. Depois, às 21 horas, será encenado no largo Bom Jesus o musical "Opereta Canta Zumbi". Inspirada na peça "Arena Conta Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, e músicas de Edu Lobo, a apresentação do Núcleo Teatral Opereta canta essa que foi e, ainda é, uma das grandes homenagens da dramaturgia nacional ao líder Zumbi dos Palmares.
No sábado, às 9 horas, está programado um café da manhã e a apresentação do coletivo de matrizes africanas no Casarão da Mariquinha. Às 10h30, no largo em frente ao espaço cultural será realizado o "Xirê - Louvação de Orixás". No mesmo local, às 18 horas, tem um bate-papo com Raquel Trindade. Pintora, gravurista, folclorista, coreógrafa, escritora e palestrante, ela nasceu em 10 de agosto de 1936, em Recife, Pernambuco, e foi criada no Rio de Janeiro. Antes de se dedicar às artes plásticas, Dona Raquel viajou pela Europa como bailarina de danças folclóricas no grupo Teatro Popular Brasileiro, fundado por seu pai, Francisco Solano Trindade, que era poeta, pintor e militante do movimento negro.
Destaques
A programação de sábado se encerra com o espetáculo "Brasil Terreiro de Brinquedos e Magias", do Teatro Popular Solano Trindade, que será encenado às 20 horas, no largo Bom Jesus. No domingo, às 17 horas, tem o conhecido "Samba no Quintal", no Casarão da Mariquinha, e às 19 horas, o Galpão Arthur Netto (avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Jardim Santista, Mogi) recebe o show "Poesia Dura Língua Ferina Coração Justo", com Déo Miranda. A apresentação terá cobrança de ingresso no valor de R$ 12.
Na próxima quinta-feira, às 20 horas, o palco voltará a ser o Arthur Netto com os espetáculos teatrais "A Negra do Cartaz", que retrata a trajetória musical de Billie Holiday, e "Contos Negreiros", com Nádia Costa. Os ingressos vão custar R$ 10. Acompanhe a fan page do evento A Negra - Festival da Consciência Negra.