O público mogiano, em especial quem gosta de cinema, está convidado a prestigiar, nesta quinta-feira, às 20 horas, a pré-estreia do curta-metragem "Vereda Serena", na Sala Multiuso Wilma Ramos, no primeiro andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A obra é assinada pelos alunos da Oficina Cultural Metropolitana, uma iniciativa do governo do Estado que promoveu, entre abril e setembro, um amplo ciclo de oficinas gratuitas ligadas à produção cinematográfica em Mogi das Cruzes. O Centro Cultural fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, centro. A exibição é gratuita. 
Ao longo dos meses, foram cinco oficinas aborando diversos módulos e aspectos referentes à produção de um filme, como roteiro, preparação de músico, preparação de ator, filmagem e edição. O desafio para o final do ano era justamente a criação de curta-metragem, no gênero musical, em que os participantes criariam um roteiro baseado em uma letra de música de algum compositor vivo da Música Popular Brasileira.
A turma deste ano, que é formada por 17 alunos, escolheu a música "Seguindo em Frente", de Renato Teixeira e Almir Sater, como base para a produção de "Vereda Serena". O grupo teve, inclusive, a oportunidade de conhecer e conversar com Renato Teixeira em maio deste ano, quando o artista veio a Mogi das Cruzes para se apresentar pela programação da Virada Cultural Paulista 2015.
Oficina Cultural Metropolitana
Criada em 2013, a Oficina tem como foco a produção audiovisual associada a outras áreas da arte, tais como: literatura, artes plásticas, música, teatro, dentre outras; em parceria com os municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A Oficina Metropolitana é uma das 22 unidades do Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.